Categories: Sem categoria

Quais as consequências de pagar o INSS em atraso?

Boa parte dos segurados, como o contribuinte facultativo e o contribuinte individual que não presta serviços à pessoa jurídica, acabam esquecendo de pagar ou atrasam suas contribuições ao INSS.

Isso levanta a questão: “Se eu atrasar o pagamento da GPS, perco meus direitos?” A resposta não é simples, mas o INSS tem um prazo flexível conhecido como “período de graça”.

Leia Também: Como emitir a Guia da Previdência no Meu INSS?

O Período de Graça

O “período de graça” é um intervalo em que o segurado mantém seus direitos mesmo sem pagar as contribuições ao INSS. Esse prazo pode variar de 3 a 36 meses, dependendo da situação do segurado. Vamos ver três exemplos para entender melhor como isso funciona.

Exemplo 1: Dona de Casa

Uma dona de casa pode contribuir para o INSS como facultativa e atrasar suas contribuições em até 6 meses, contados a partir do último pagamento em dia.

Por exemplo, Joana, uma dona de casa, pagou a contribuição referente ao mês de agosto, mas depois ficou apertada financeiramente e não conseguiu pagar por 5 meses. Quando recebeu um valor esperado, ela pagou os 5 meses atrasados. Esses pagamentos contarão para o tempo de contribuição e carência.

Exemplo 2: Autônomo que Pagava INSS em Dia

Raul, um contribuinte individual, pagou o INSS em dia por 12 anos. Decidiu parar de pagar por 18 meses, mas depois percebeu que poderia perder seus direitos e resolveu quitar os meses atrasados. Como ele tem mais de 10 anos de contribuição em dia, ele tem um período de graça estendido para até 24 meses. Então, ele pode pagar os 18 meses atrasados e isso contará tanto para o tempo de contribuição quanto para a carência.

Exemplo 3: Autônomo que Não Pagava INSS em Dia

João, amigo de Raul, também contribuiu por 12 anos, mas parou de pagar por 6 anos. Quando chegou a idade de aposentadoria (65 anos), percebeu que precisava de mais 3 anos de contribuição para atingir os 15 anos de carência necessários. Contudo, por ter passado 6 anos sem pagar, Manoel perdeu a qualidade de segurado.

Ele pode pagar os 6 anos atrasados, mas isso não contará para a carência, apenas para o tempo de contribuição. Assim, mesmo pagando os 6 anos, ele ainda precisará contribuir por mais 3 anos para alcançar os 15 anos de carência necessários para a aposentadoria.

Leia Também: Qual o valor da aposentadoria por idade?

Cuidado ao Pagar INSS em Atraso

Atrasar o pagamento do INSS por um mês pode não ser problemático, mas deixar de pagar por períodos mais longos pode resultar em grandes prejuízos. Muitas pessoas acabam deixando de pagar por anos e só percebem a gravidade da situação quando precisam de um benefício ou estão próximas da aposentadoria. Esse é um problema comum, e muitos segurados se arrependem de não terem mantido suas contribuições em dia.

loureiro

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

5 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

7 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

8 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

8 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

11 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

12 horas ago