Chamadas
Quais as consequências de ter o nome negativado?
Atualmente o Brasil conta com mais de 66 milhões de pessoas com os nomes negativados junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Apesar de ser uma situação complicada, ter o nome sujo faz parte da realidade de milhões de pessoas. Pessoas essas das quais muitas vezes estão tendo seus nomes negativados pela primeira vez.
Como reflexo dessa situação, muitas pessoas ficam receosas quanto às consequências de ter o seu nome negativado junto aos birôs de crédito.
Nesse sentido, hoje explicaremos um pouco sobre quais são as consequências de ter o nome negativado e como essa questão pode impactar na sua vida.
Quais as consequências de ter o nome negativado?
Como se sabe, o principal efeito de ficar com o nome sujo é a dificuldade em conseguir a aprovação de linhas de crédito, contudo, existem outras consequências que pontuaremos aqui.
Dificuldade na contratação de crédito
Seja conquistar um cartão de crédito, abrir o crediário em uma loja ou até mesmo para financiar um tão sonhado carro ou casa própria, estar com o nome sujo prejudica a aprovação de diversas operações de crédito.
O motivo para isto está justamente na inadimplência, afinal, para disponibilizar qualquer operação de crédito, o banco busca identificar os níveis de segurança para saber se não sofrerá com prejuízos.
Dessa maneira, como a pessoa já está com o nome na praça, essa situação evidencia um descontrole financeiro, logo, inviabiliza que os bancos e financeiras possam disponibilizar as operações de crédito.
Redução no Score de crédito
Estar com o nome sujo acaba refletindo na sua pontuação de crédito. Pontuação esta que é extremamente afetada quando o consumidor está inadimplente.
O Score de crédito é uma das mais importantes ferramentas que ajudam no processo de concessão de crédito, assim como na realização de negócios.
O Score indica uma confiança maior para os consumidores que possuem uma pontuação maior, assim sendo uma das ferramentas mais utilizadas por bancos e financeiras.
Atenção às dívidas
Muitas pessoas se perguntam o que pode acontecer com a dívida ou dívidas que geraram a negativação do nome do consumidor.
Contudo, o cenário mais comum para essas pessoas é terem seus nomes incluídos nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa e durante esse processo ter a empresa buscando o cliente para renegociar o débito.
No entanto, é importante destacar que a inadimplência pode gerar inclusive ações judiciais, onde, caso o consumidor perca a ação, poderá ter a poupança e conta bloqueada dependendo do caso.
As empresas podem abrir uma ação contra o consumidor independente do valor da dívida, contudo, não se desesperem, pois, essa questão é normalmente utilizada somente se o valor do débito for muito alto.
Isso porque, caso a empresa entre com ação para cobrança da dívida, a mesma estará sujeita a altos custos com o processo, inviabilizando a cobrança judicial para dívidas de menor valor.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional21 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep