A aposentadoria é uma meta de todos os trabalhadores. Afinal, poder desfrutar da vida ao lado da família e amigos depois de anos de labuta é merecido.
Contudo, as regras para se aposentar ainda causam muitas dúvidas. Entenda que a idade de aposentadoria da mulher ou para homens muda conforme a profissão, condição ou tempo de contribuição. Desse modo, é preciso ver quanto tempo de contribuição a pessoa completou, pois de acordo com o tempo de contribuição, a pessoa pode se aposentar mais jovem.
Nesse sentido, lembre-se: nem todo mundo pode se aposentar com a mesma idade. Por isso é fundamental ver cada caso específico e entender qual regra é a melhor.
A seguir, vamos explicar as regras para homens e mulheres se aposentarem no Brasil, após a Reforma.
A idade de aposentadoria varia conforme o gênero, profissão e tempo de contribuição. Após a Reforma da Previdência, a idade exigida é de:
Todavia, há diversas outras regras que permitem se aposentar mais jovem e até mesmo sem idade mínima. No total, há 28 regras de aposentadoria no INSS. Entenda as principais a seguir.
Além disso, existem as outras regras para quem é professor, trabalha em ambiente insalubre ou com periculosidade, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, pessoas com deficiência, entre outros.
Leia também: Datas de SAQUE do FGTS em 2023 são liberadas, veja
A idade de aposentadoria da mulher na regra geral é 62 anos, mas em 2022 pode ser 61 anos e 6 meses de idade. Contudo, existem outras opções para quem tem mais tempo de contribuição ou para quem pode usar uma regra especial.
A idade de aposentadoria para homens na regra geral é 65 anos. Entretanto, existem outras opções para quem tem mais tempo de contribuição ou para quem pode usar uma regra especial.
A mulher se aposentar com menos de 62 anos de idade, todavia ela precisa ter pelo menos 30 anos de contribuição e:
Leia também: INSS muda regras da aposentadoria a partir de janeiro de 2023
Para o homem se aposentar com menos de 65 anos de idade, da mesma forma, precisa ter 35 anos de contribuição e:
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…