O comprovante de renda se trata de um documento muito importante ao qual uma pessoa apresenta a terceiros, seja para solicitar alguma modalidade de crédito em banco, instituição financeira ou ainda para o governo.
Através da comprovação de renda é que uma pessoa pode pedir um empréstimo, solicitar um cartão de crédito, realizar um financiamento de um imóvel ou veículo dentre diversas outras opções oferecidas pelo mercado financeiro.
Contudo, é importante lembrar que esse registro deve ser produzido ou validado por terceiros, ou seja, a própria pessoa por si só não pode gerar esse comprovante de renda.
Assim, os comprovantes podem ter origem das mais diversas formas como pela Receita Federal,por bancos, empresas empregadoras, órgãos públicos e demais possibilidades.
O trabalhador que exerce atividade de carteira assinada, o autônomo, o MEI, o aposentado, cada um pode comprovar sua renda de diferentes formas.
Nesse sentido é importante saber em qual situação você se enquadra para saber quais documentos é possível utilizar para a comprovação de renda.
Sendo assim, apresentaremos agora os principais documentos que comprovam renda para trabalhadores, autônomos, MEIs e segurados do INSS, confira:
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…