Quais os documentos preciso ter em mãos para abrir uma empresa do Simples Nacional?

Você analisou os benefícios e vantagens de abrir uma empresa no SIMPLES e agora está preparado (a) para começar o processo de abertura. Para te ajudar a esclarecer algumas dúvidas, separamos neste texto quais são os documentos necessários para abrir sua empresa.

Você vai precisar reunir os seguintes documentos:

a) Pessoais do empresário ou sócios

1. RG e CPF;

2. Título de eleitor;

3. Último recibo de entrega do IRPF (imposto de renda pessoa física);

4. Comprovante de endereço;

5. Se casado(a), certidão de casamento.

Da futura empresa

1. Comprovante de endereço.
Se você ainda não sabe onde sua empresa vai residir, saiba que para empresas de serviços, geralmente, as prefeituras aceitam que sejam registradas no endereço residencial do empresário como o endereço da empresa, em especial, quando você não tiver colaboradores e/ou não atender pessoas neste endereço. Caso haja a necessidade de colaboradores, você poderá ter apenas 01 (um) se a empresa for constituída em condomínio residencial.

Caso o seu endereço residencial seja num condomínio, é importante também consultar as regras com o seu síndico ou fazer a leitura do estatuto para certificar-se da possibilidade da abertura da empresa. Neste caso a prefeitura poderá solicitar um documento que comprove a ciência dos condôminos que sua empresa será constituída naquele local apenas para domicílio fiscal (receber correspondências por exemplo) sem recepcionar clientes.

2. Número do carnê de IPTU (localizado no carnê do IPTU do imóvel)
Estas informações serão usadas pelo seu contador para a elaboração de contratos, requerimentos e protocolos online na Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura. Também serão usados para conferir informações que devem constar nos documentos do processo. Erros no preenchimento de informações são a maior causa de problemas nos processos de registro de empresas!

ContadorX

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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