Chamadas
Quais os riscos de não pagar o IPVA do seu carro?
Todo início de ano é marcado por muitos boletos a serem pagos pelo cidadão brasileiro. É preciso ter muito controle com as finanças a fim de poder quitar tudo que é preciso. Por isso, muitas pessoas se perdem na data ou nas finanças e muitas optam por não pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou atrasar.
Porém, fique sabendo que a inadimplência envolve uma série de riscos e transtornos, tanto financeiros quanto jurídicos. Além de poder ter o carro apreendido, o motorista pode encarar multas e burocracias.
Muitas vezes, vale a pena se programar e priorizar essa conta. Mas, mesmo economizando bastante, nem sempre é possível ter dinheiro suficiente.
Mas quais são as consequências se eu não pagar o IPVA ou atrasar? Vejamos:
Quais os riscos de não pagar IPVA?
A primeira é que você não conseguirá fazer o licenciamento do seu veículo, processo responsável por validar a documentação do automóvel. Sem estar devidamente licenciado, o carro pode ser apreendido.
Além disso, o cenário pode ficar ainda pior. Em caso IPVA atrasado, poderá receber um comunicado pelo correio com o prazo para acertar a pendência. Caso não pague mesmo assim, seu nome pode ser encaminhado para a lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC.
O carro pode ser apreendido pela polícia?
Sim pode e ainda há um agravante. Além do IPVA, será preciso pagar os juros e a multa referente aos dias que seu carro ficou parado no pátio do Detran.
E ainda há o transtorno de ter que ir ao pátio do Detran que é cheio de burocracia e lento. Será preciso pagar um boleto diretamente no banco, além de validar algumas documentações. Caso não consiga pagar a dívida, o carro irá para leilão.
Como funciona a multa cobrada pelo atraso do IPVA?
A cada dia que você fica sem pagar o IPVA, é aplicada uma multa de 0,3%, no caso do estado de São Paulo. Essa porcentagem vai aumentando todos os dias. Quando chegar a 60 dias de atraso, o valor da multa estará em 18%.
A partir dai ela não sobe mais. É importante lembrar que além dessa multa, ainda existem os juros que são baseados na taxa Selic. Os valores da multa variam de acordo com cada estado. Por isso, é preciso consultar o site do Detran do seu estado para verificar os valores.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade2 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS