Contabilidade
Quais são as atribuições do técnico em Contabilidade?
Entenda quais são as funções do técnico em Contabilidade e tire as suas dúvidas sobre a profissão, segundo a legislação.
Contadores e técnicos em Contabilidade possuem atribuições diferentes, mas ambos são fundamentais para o cumprimento dos serviços contábeis, tanto no mercado público quanto no privado, é importante entender como funcionam cada formação.
Se você busca uma formação mais rápida, em um ano é possível se formar um técnico em Contabilidade, a formação é mais curta e concede aos estudantes nível técnico, o que pode abrir diversas oportunidades.
Para se tornar um profissional contábil é preciso ter muita responsabilidade e estar preparado para cumprir diversas obrigações.
O que é preciso para se tornar um técnico?
Para se tornar técnico em Contabilidade primeiramente é preciso ter o ensino médio completo e se matricular em um curso técnico de contabilidade, que, em média, dura 2 semestres.
Em aproximadamente um ano é possível terminar a formação em uma das diversas instituições de ensino públicas e particulares espalhadas por todo o Brasil. Consulte a grade curricular e os prazos de cada instituição.
Os técnicos em Contabilidade atuam junto com os contadores e são indispensáveis para o funcionamento das empresas públicas e privadas. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, as atribuições dos técnicos e contadores são diferentes.
Leita também:
- Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios
- Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
- 1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente
- BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto
- Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
Quais são as atribuições de um técnico em Contabilidade?
As prerrogativas profissionais dos técnicos estão previstas nos Arts. 25 do Decreto-lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946, veja quais são:
- a) organização e execução de serviços de contabilidade em geral;
- b) escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;
Leia também: Contador: é preciso realmente ter registro no CRC?
- c) perícias judiciais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep