Contabilidade

Quais são as atribuições do técnico em Contabilidade?

Contadores e técnicos em Contabilidade possuem atribuições diferentes, mas ambos são fundamentais para o cumprimento dos serviços contábeis, tanto no mercado público quanto no privado, é importante entender como funcionam cada formação.

Se você busca uma formação mais rápida, em um ano é possível se formar um técnico em Contabilidade, a formação é mais curta e concede aos estudantes nível técnico, o que pode abrir diversas oportunidades.

Para se tornar um profissional contábil é preciso ter muita responsabilidade e estar preparado para cumprir diversas obrigações. 

O que é preciso para se tornar um técnico?

Para se tornar técnico em Contabilidade primeiramente é preciso ter o ensino médio completo e se matricular em um curso técnico de contabilidade, que, em média, dura 2 semestres.

Em aproximadamente um ano é possível terminar a formação em uma das diversas instituições de ensino públicas e particulares espalhadas por todo o Brasil. Consulte a grade curricular e os prazos de cada instituição.

Os técnicos em Contabilidade atuam junto com os contadores e são indispensáveis para o funcionamento das empresas públicas e privadas. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, as atribuições dos técnicos e contadores são diferentes.

Leita também:

Quais são as atribuições de um técnico em Contabilidade?

As prerrogativas profissionais dos técnicos estão previstas nos Arts. 25 do Decreto-lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946, veja quais são:

  • a) organização e execução de serviços de contabilidade em geral;
  • b) escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;

Leia também: Contador: é preciso realmente ter registro no CRC?

  • c) perícias judiciais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.

Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias!  Veja como Clicando Aqui!

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

3 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

5 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

6 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

7 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

7 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

9 horas ago