Chamadas
Quais são as obrigações de um MEI sem faturamento?
É recomendado que antes de abrir um Microempreendedor Individual (MEI) seja feito um planejamento, por existirem obrigações que devem ser cumpridas, porém, muitas pessoas abrem um CNPJ e acabam abandonando o seu negócio por estar sem faturamento.
O maior erro de um empreendedor sem faturamento é não realizar o encerramento do seu negócio, pensando que todas as obrigações vão desaparecer, mas elas continuam lá, se acumulando.
Portanto, se você está com MEI sem faturamento e quer entender quais são as suas obrigações, acompanhe este artigo até o final.
Enquanto seu Microempreendedor Individual estiver aberto, ele tem obrigações!
O MEI, mesmo não recebendo nada mensalmente, deve realizar cumprir com as suas obrigações, a falta de planejamentos pode ser extremamente prejudicial para o empreendedor, que muitas vezes pensa que seria fácil abrir um MEI;
Se você abriu um MEI e teve pouco faturamento nos primeiros dias ou não faturou nada e acabou deixando seu CNPJ de lado, o recomendado é que você negocie os seus débitos e pague as suas dívidas e depois encerre seu CNPJ.
Além disso, é preciso reconhecer que um Microempreendedor Individual tem muitas vantagens, portanto, antes de encerrar seu CNPJ, tenha certeza das suas ações, uma negociação é o mais recomendado.
Quais são as obrigações do MEI sem faturamento?
Como citamos, mesmo que sei MEI não tenha faturamento, ele tem obrigações, que precisam ser cumpridas, confira:
- DAS: o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), também conhecido como boleto do MEI, deve ser pago até o dia 20 de cada mês, mesmo que o seu negócio esteja sem faturamento.
- DASN-SIMEI: anualmente todos empreendedores, mesmo os sem faturamento no ano-base, devem realizar o envio da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual.
Nesta obrigação devem ser informados todo faturamento do seu negócio durante o ano, se foi zero você precisa informar também. Todos que possuem um MEI em 2024 devem enviar a declaração em 2025, o prazo começa em janeiro e vai até o último dia de maio.

-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.