Fique Sabendo

Quais são os melhores meses para tirar férias em 2026?

Já está pensando em planejar suas férias? O planejamento vai muito além do destino. O período escolhido pode definir se sua viagem será tranquila e econômica ou marcada por filas intermináveis e preços altos. Em 2026, o calendário reserva boas oportunidades de datas com custo-benefício.

A seguir neste artigo vamos analisar os melhores meses para programar suas férias, levando em conta clima, sazonalidade, eventos e média de valores.

Por que o mês das férias faz tanta diferença?

Antes de marcar a viagem, é preciso entender como o turismo funciona. Meses de alta temporada, como janeiro, julho e dezembro, costumam ter preços mais altos por conta da demanda. Já nos períodos de baixa temporada, o viajante encontra tarifas mais acessíveis e atrações menos lotadas.

Além disso, o clima influencia diretamente dependendo da localidade que você pretende ir.

Fevereiro após Carnaval

Se você busca praias mais tranquilas com preços já mais reduzidos, fevereiro pode ser uma boa opção, após o Carnaval. Nesse momento, muitas famílias já retornaram à rotina e o turismo desacelera. Logo, isso quer dizer que pode encontrar passagens e hospedagens com preços mais reduzidos.

Abril a junho

Entre abril e o início de junho, as temperaturas são amenas em grande parte do país, com menos chuvas e atrações menos concorridas.

Agosto

Na segunda quinzena de agosto, algumas localidades de praias como no nordeste possuem um clima estável, com dias ensolarados. Além disso, os preços ainda estão abaixo do que costumam ser em meses mais próximos do final do ano.

Setembro e outubro

A primavera brasileira chega em setembro e outubro trazendo temperaturas mais agradáveis. Quem busca custo-benefício também encontra boas tarifas nesses meses.

E os meses a evitar?

Embora cada localidade tenha suas particularidades, os meses de janeiro, julho e dezembro concentram a maior demanda. Nesse período, escolas entram em recesso, famílias viajam em peso e os preços disparam. Se a ideia é economizar e evitar lotação, vale considerar períodos alternativos .

Leia também:

Mariana Freitas

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

3 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

6 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

6 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

7 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

8 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

9 horas ago