Quais são os tipos de contabilidade que existem?

Os diferentes tipos de contabilidade desempenham um papel fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque eles garantem o cumprimento das obrigações legais, a conformidade tributária e auxiliam na maximização dos lucros da empresa.

Ter uma contabilidade de qualidade ajuda a ampliar os resultados, respeitar a legislação e lidar com aspectos particulares de cada empresa.

Quer conhecer os tipos de contabilidade e como eles se aplicam no dia a dia de uma organização? Acompanhe a leitura a seguir.

Tipos de contabilidade e para que servem

Com exceção de quem é Microempreendedor Individual (MEI), a contabilidade é obrigatória para todas as empresas. 

Diante disso, é fundamental escolher o tipo de contabilidade mais apropriado para o empreendimento. Confira a seguir alguns exemplos:

Contabilidade financeira

A contabilidade financeira tem como principal objetivo a análise de informações e transações monetárias. Seu foco é conferir a exatidão dos números para a produção de documentos, como demonstrativos e balancetes.

Com esses registros, é possível averiguar a saúde financeira da empresa e determinar os próximos passos. Além disso, a disponibilização integral deles para os públicos interno e externo reforça a transparência dos seus dados.

A contabilidade financeira lida com itens como receitas, despesas, fluxo de caixa e outros. Todos essenciais para uma boa gestão financeira.

Contabilidade fiscal

A contabilidade fiscal tem relação com o recolhimento de tributos e impostos. Há sempre mudanças ocorrendo no sistema tributário brasileiro que por si só já é bastante complexo. 

A contabilidade fiscal existe para organizar e permitir ao empresário o pagamento de impostos de maneira correta, evitando multas ou sanções. Esse tipo de contabilidade também ajuda a escolher o regime tributário mais adequado para a atividade comercial.

Contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial procura executar atividades contábeis de maneira alinhada ao crescimento empresarial. Seu objetivo é que a empresa não apenas tenha uma boa gestão contábil e fiscal, mas que também possa ampliar os resultados com mais eficiência.

Ela auxilia na tomada de decisão e reduz possibilidades de perdas ou erros na gestão contábil, indicando possibilidades de crescimento ou de diminuição de custos.

Contabilidade de custos

A contabilidade de custos é um tipo específico e é voltada à análise e gestão de despesas. Visa examinar e indicar maneiras de diminuir gastos e despesas.

Com ela, o empreendedor pode detectar pontos de desperdício no seu negócio e atuar para reduzi-los. Ela também pode auxiliar na precificação, ao mostrar se os valores cobrados por produtos e serviços da empresa estão dentro da realidade.

Auditoria contábil

O contador que atua com auditoria contábil é aquele responsável por analisar todos os documentos da empresa, relacionados à contabilidade.

Dessa forma, ele avalia a situação financeira da empresa e determina se as informações constantes nos registros estão precisas e em conformidade com os princípios da contabilidade.

Assim, avaliando a confiabilidade das informações, o profissional determinará a sua adequação, se há fraudes ou qualquer tipo de irregularidade.

Além disso, ele também é responsável por identificar questões que influenciam nas demonstrações financeiras e fazer recomendações de melhorias. E a partir disso, é possível otimizar o controle interno e as práticas contábeis da empresa.

Contabilidade bancária

A contabilidade bancária, como o próprio nome entrega, diz respeito àquela exercida para organizações bancárias. Portanto, quem pode se beneficiar dela são bancos e organizações financeiras.

Contadores que atuam nessas áreas lidam com registros de diversas transações financeiras, como empréstimos e financiamentos.

Além disso, eles atuam com o monitoramento de risco e desempenho, preparam demonstrações financeiras (como o balanço patrimonial) e garantem que a instituição atue conforme leis, normas e regulamentações vigentes, dentre outras funções.

Contabilidade rural

Como o próprio nome sugere, a contabilidade rural é dirigida às empresas que atuam no campo, em atividades agroindustriais e similares. Existem particularidades contábeis para esse tipo de empresa que devem ser respeitadas e exigem conhecimento específico.

Registros contábeis sobre agricultura e pecuária são bem comuns nesse tipo de contabilidade. Custos referentes às plantações ou aos produtos agrícolas utilizados, ou, então, registros sobre as entradas e saídas dos animais em uma fazenda devem ser contabilizados.

Tributos, regras jurídicas e normas próprias para empresas desse ramo também são temas tratados pela contabilidade rural.

Contabilidade pública

Voltada à relação da empresa com órgãos do governo, a contabilidade pública avalia o cumprimento de todas as suas obrigações contábeis. 

Uma contabilidade pública eficiente evita penalizações, erros em cadastros e outros problemas que podem impactar no orçamento.

Contabilidade internacional

O objetivo desse tipo de contabilidade é analisar, organizar e manter dentro da lei transações realizadas pela empresa com entes de outros países.

Com isso, é possível fechar negócios internacionais, importar e exportar recursos com segurança e pagar os impostos devidos, conforme a legislação relacionada ao comércio exterior.

Contabilidade imobiliária

Com a contabilidade imobiliária, empresas que atuam no mercado de imóveis podem trabalhar com mais eficiência e segurança. Afinal, esse é um setor que também conta com suas particularidades no que diz respeito aos impostos e à prestação de contas.

Portanto, a contratação de um contador experiente nesse mercado faz muita diferença em transações imobiliárias. Inclusive, ela pode ser o “ás na manga” para o sucesso nesse ramo tão disputado.

Conclusão

Conforme foi falado no texto acima, a escolha correta do tipo de contabilidade pode proporcionar a diminuição dos custos e melhorar muito o rendimento de um negócio.

 Afinal, com um departamento contábil personalizado e adaptado às demandas da empresa, o empreendedor evita desperdício de tempo e de recursos.

Quer se tornar um profissional tributário? Então aprenda a ganhar dinheiro com o Curso de Recuperação do Simples Nacional. Você começará do absoluto ZERO e dominará, na prática, todo o processo para identificar créditos de produtos monofásicos e solicitar restituições. Em apenas 3 dias, recupere o PIS e COFINS de até 60 meses e veja como é fácil transformar seu tempo em dinheiro. Não perca tempo, inscreva-se agora clicando aqui!


Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Pagamentos do Bolsa Família chegam mais cedo em dezembro

Em novembro, mais de 18 milhões de famílias receberam o benefício

4 horas ago

Conselho de Contabilidade (CFC) define as anuidades para 2026

Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas

6 horas ago

Reinvenção e Sobrevivência: O Plano B que Salvou 7 Gigantes Corporativas

Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…

6 horas ago

Reforma Tributária dará adeus à EFD Contribuições em 2027

A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…

6 horas ago

Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…

7 horas ago

RAT: Empresas e Receita Federal se enfrentam por cobrança de adicional de aposentadoria especial

A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…

8 horas ago