Categories: ChamadasFique Sabendo

Quais são seus direitos em caso de atraso de voo?

Tanto as leis da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto do Código de Defesa do Consumidor asseguram que o atraso de voo pode configurar prática abusiva por parte da companhia aérea, pois todo planejamento do passageiro cai por terra, gerando uma série de transtornos para o usuário tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Escritório Resende & Cetto Advogados conta com uma equipe de advogados especializados em Direitos do Consumidor e Direitos do Passageiro Aéreo preparados para encontrar a melhor solução para o seu caso. Nossa equipe está preparada para encontrar a melhor solução para o seu caso, não sendo necessária a presença física durante o processo.

Dados do Anuário do Transporte Aéreo da Anac de 2017 mostram que 10,1% dos voos domésticos programados foram cancelados, enquanto 2,7% dos voos internacionais deixaram de decolar no período programado.

MOTIVOS MAIS COMUNS DE ATRASO DE VOO

Diversos são os fatores que acarretam o atraso de voo. Entre eles, estão nomeados:

  1. Condições climáticas desfavoráveis: o mau tempo pode influenciar no cancelamento e no atraso de voos isso porque os aviões são impedidos de decolarem quando há névoa, chuva forte e pista molhada.
  • Manutenção da aeronave: as companhias aéreas possuem um protocolo de programação de manutenção das aeronaves, ocorre que muitas vezes surge a necessidade de realizar manutenção não programada.
  • Tráfego Aéreo: A regra é a seguinte: quanto mais passageiros + aeronaves voando e o pouso e decolagem seguirão uma ordem de liberação, a depender do tráfego aéreo.

QUAIS SÃO SEUS DIREITOS EM CASO DE ATRASO DE VOO

Segundo a ANAC e o site dos direitos do consumidor, a companhia aérea deve fornecer gratuitamente assistência material ao passageiro a partir do momento que houver o atraso, cancelamento ou preterição de embarque da seguinte forma:

  • A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc).
  • A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc).
  • A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta.

Atrasos superiores a 4 horas: a companhia aérea deve oferecer ao passageiro as seguintes opções: reacomodação em voo próprio ou de outra companhia aérea, reembolso integral ou execução do serviço por outro meio de transporte.

Documentos necessários para ajuizar Ação na Justiça

A dica que a Resende & Cetto Advogados não deixa de passar para seus clientes é para que eles guardem todos os comprovantes de despesa extra que teve que desembolsar devido ao cancelamento do voo. Lembre-se que toda prova é bem vinda no processo.

A seguir vamos listar os documentos necessários para ajuizar ação indenizatória:

  1. Declaração da companhia aérea justificando o motivo do atraso do voo: é simples de conseguir, vá até o balcão de atendimento da cia aérea e exija a Declaração, a qual deverá ser entregue na mesma hora;
  2. Fotos dos painéis do aeroporto constando o atraso/cancelamento;
  3. NF’s dos gastos extras (taxi, alimentação, etc)
  4. Cartão de embarque
  5. Documentos pessoais

Nossa plataforma on line permite que nosso cliente seja atendido aonde estiver, basta preencher o formulário relatando o caso que em seguida um advogado de nossa equipe analisará e entrará em contato para prestar o auxílio necessário.

A forma de atendimento fica a escolha do cliente, podendo ser: presencial ou virtual, ou seja, você pode resolver tudo sem sair do conforto de sua casa.

Resende & Cetto Advogadosespecializada em ações contra companhias aéreas, está à inteira disposição do passageiro que tenha sido prejudicado pelo atraso de seu voo.

Fonte: RESENDE & CETTO ADVOGADOS

Wanessa

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago