Qual a Diferença entre Balanço e Balancete? Entenda

A gestão financeira de uma empresa é uma das áreas mais importantes de um negócio, por isso, saber a diferença entre balanço e balancete é essencial.

Estes relatórios irão refletir no desempenho e sucesso da empresa, pois, contém informações financeiras da mesma.

Por isso, tenha profissionais experientes, com capacidade e conhecimento para realizar esse tipo de documentação.

Continue acompanhando este artigo e entenda mais sobre balanço e balancete e as diferenças entre cada um.

Conceito de Balanço

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta a posição financeira e patrimonial de uma empresa – de forma quantitativa e qualitativa -, em um determinado período.

Ou seja, é o principal demonstrativo financeiro de um negócio, pois, oferece uma visão completa do patrimônio do negócio.

Este relatório irá expor a situação financeira da empresa dentro de um ano, sendo portanto, elaborado no fim de cada exercício social.

Ele pode ser elaborado trimestral e anualmente, mas geralmente, é elaborado no fim de cada ano.

Nele, as contas devem ser classificadas segundo os elementos do patrimônio e agrupadas de forma em que o conhecimento da situação financeira seja facilitado.

Ele é composto pelas seguintes subdivisões: Ativos, Passivos e Patrimônio líquido.

Ativos: são todos os bens diretos de uma instituição, como, imóveis, dinheiro em caixa, etc e bens intangíveis, como marcas, patentes e etc.

Passivos: são todas as obrigações diante de terceiros, como impostos, dívidas, salários, etc.

Patrimônio Líquido: é o patrimônio da empresa, ou seja, seu valor é a diferença entre o valor do ativo e o valor do passivo.

Para entender mais sobre o Balanço Patrimonial, confira este artigo completo elaborado pela Soften.

Conceito de Balancete

O Balancete de verificação é um relatório opcional, onde contém saldos de créditos e débitos de todas as contas do plano de contas.

Sua referência são as informações do Livro Razão e o conteúdo aponta a situação contábil em um determinado momento, da instituição.

Este relatório deixa claro se as finanças estão a favor de seu negócio, ou seja, se há desenvolvimento em suas finanças.

O uso deste relatório, geralmente, é apenas interno, sendo de interesse da empresa e de seus gestores, desenvolvê-lo, podendo ser emitido em qualquer período.

O Balancete tem a função de encontrar fraudes e corrigir erros, como:

  • Documentos omitidos;
  • Lançamentos duplicados;
  • Saldos e documentos em conflito; e etc.

Diferença entre Balanço e Balancete

É possível verificar algumas diferenças entre os dois, pois, o balancete pode ter a alteração em valores.

Já o balanço é o relatório final, não podendo ter seus resultados modificados.

Ou seja, um pode ser feito ao decorrer de todo o ano, se for de escolha da empresa, mas o outro precisa ser feito no fim de todo ano, para verificação da situação patrimonial da empresa.

Além disso, a diferença é que o balancete de verificação não é obrigatório para nenhuma empresa, tendo maior liberdade em sua emissão.

Já o Balanço patrimonial é obrigatório a toda empresa de capital aberto, PMEs e empresas de grande porte, segundo a Lei n. 6.404/76 e a Norma TH 1000.

Portanto, a diferença entre balanço e balancete está na obrigatoriedade entre eles, seus valores e informações.

Tenha um sistema financeiro qualificado e organize sua gestão

Para elaboração de todos os relatórios financeiros, como o balanço patrimonial e balancete de verificação, é importante que haja organização e ferramentas qualificadas.

Como um sistema de gestão financeira, seu negócio terá muito mais qualidade no controle de contas, despesas, investimentos e relatórios mensais e anuais.

Via Soften Sistemas

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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