Ser demitido da empresa é uma situação complicada para o trabalhador, isso pode se agravar quando o funcionário está doente no instante da quebra do contrato trabalhista; mas existe uma lei que assegura estabilidade ao trabalhador que desenvolve determinadas doenças por causa das funções que exerce.
Fique por dentro do tema no artigo que preparamos.
Conforme a legislação trabalhista, o funcionário que sofreu algum acidente de trabalho ou adquiririu alguma doença no emprego, não pode ser desligado da empresa sem justa causa, mesmo que esteja incapacitado de exercer suas atividades laborais.
O trabalhador que sofre acidente de trabalho tem estabilidade de emprego por até 12 meses, após o recebimento do auxílio-doença.
Importante: O trabalhador que se afastou de suas atividades de trabalho por um período superior a 15 dias, tem o direito ao auxílio-doença.
Vale ressaltar, que a estabilidade para as gestantes começa desde a confirmação da gravidez, até o quinto mês após o parto.
O Ministério da Saúde fez uma lista com as enfermidades relacionadas ao trabalho. Podemos citar a LER/DORT (Lesão por Esforços Repetitivo) como a mais recorrente das doenças.
A Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) simbolizam uma categoria de afecções do sistema musculoesquelético e variam em intensidade.
É um transtorno psíquico muito comum entre os trabalhadores.
Entre os principais sintomas, estão:
Importante: A pessoa que possui essa síndrome tem forte tensão emocional e grande estresse decorrente do ambiente em que trabalha.
Veja a seguir algumas doenças que dão ao trabalhador o direito à estabilidade:
As pessoas que tiveram a Covid-19 durante o exercício de suas funções de trabalho, ou no caminho dele têm direito a 12 meses de estabilidade. Esse período começa a valer depois que o trabalhador volta ao emprego.
Importante: Para ter o direito à estabilidade, o trabalhador terá que comprovar que foi contagiado pela doença no seu emprego, isso pode acontecer com os funcionários que foram obrigados a voltar a trabalhar presencialmente.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…