Anualmente a Receita Federal divulga as regras para o Imposto de Renda (IR) e milhões de brasileiros aguardam até que essas normas sejam publicadas para informar sobre possíveis mudanças.
Em 2024, mais de 42 milhões de pessoas enviaram as suas declarações até o final do mês de maio (31/05). Este ano, milhões de pessoas continuam obrigadas a declarar os seus rendimentos anuais à Receita Federal.
Todo mês de fevereiro a Receita Federal recebe declarações extremamente importantes, que servem para abastecer o banco de dados do órgão, tornando a análise das obrigações enviadas mais eficiente. Já as regras do IR sempre são divulgadas entre o final de fevereiro e começo de março.
Não esqueça de separar o seu informe de rendimentos, os empregadores e as instituições financeiras têm até o final do mês de maio para enviar esse documento para os brasileiros.
Outra dica para o Imposto de Renda de 2025 é se certificar que todos seus dependentes não estarão presentes em outras declarações, constar em mais de uma declaração fará você cair na Malha Fina. Além disso, lembre-se, a renda dos seus dependentes também deve ser declarada.
Separe todos os documentos necessários para declarar a sua renda, e, para reduzir o seu imposto devido, não se esqueça das notas fiscais, com elas você conseguirá declarar as suas despesas dedutíveis. São considerados dedutíveis os gastos com educação, previdência e pensão alimentícia.
Leia também:
As regras no Imposto de Renda nos últimos anos foram divulgadas em datas diferentes
Como já estamos no final do mês de fevereiro e nada foi anunciado, as regras do IR de 2025 devem ser divulgadas na primeira quinzena de março, possivelmente até o dia 10/03, no máximo. É importante se atentar às regras divulgadas.
Todos os anos alguns detalhes podem mudar, como as pessoas obrigadas a declarar, quais são as despesas isentar e outros detalhes. Por este motivo, aguardar até a publicação das regras e ler atentamente todas elas se torna indispensável.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…