Connect with us

CLT

Quando cai o 5º dia útil de janeiro?

Pagamento do primeiro salário de 2026 deve ser efetuado até quarta-feira (7). Entenda a contagem

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

5º dia útil de janeiro

O início de janeiro traz consigo a tradicional organização financeira das famílias brasileiras, marcada por despesas típicas de começo de ano. 

Para os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o fôlego financeiro tem data marcada: o quinto dia útil de janeiro de 2026 será na próxima quarta-feira, dia 7.

Leia também:

Regras da CLT

Embora o mês tenha iniciado oficialmente na última quinta-feira, o feriado nacional de Confraternização Universal (1º) postergou o início da contagem dos dias úteis. 

De acordo com a legislação vigente, o prazo para as empresas quitarem os vencimentos mensais deve observar a sequência de dias de trabalho efetivo, o que inclui os sábados e exclui apenas domingos e feriados.

Sob essa ótica, a contagem oficial para este mês estabelece a sexta-feira (2) como o primeiro dia útil, seguida pelo sábado (3). O sábado também conta como dia útil. Após a pausa do domingo, a sequência é retomada na segunda-feira (5), culminando com o prazo final para o depósito salarial na quarta-feira (7).

Veja o cronograma a seguir:

  • 2 de janeiro (sexta-feira) – 1º dia útil
  • 3 de janeiro (sábado) – 2º dia útil
  • 5 de janeiro (segunda-feira) – 3º dia útil
  • 6 de janeiro (terça-feira) – 4º dia útil
  • 7 de janeiro (quarta-feira) – 5º dia útil

O cumprimento deste cronograma é uma obrigação legal das empresas. O atraso no pagamento além do quinto dia útil pode acarretar sanções administrativas e, em casos específicos, a incidência de multas e correções monetárias em favor do empregado, conforme previsto em súmulas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e convenções coletivas de cada categoria.

Assim, os trabalhadores com carteira assinada devem receber o salário até o dia 7 de janeiro.

Curso de Recuperação do Simples Nacional:

Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! 

Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional 

Ana Luzia Rodrigues é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil