O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é um direito de todos os trabalhadores que atuam com carteira assinada. Em suma, todo empregador deve depositar 8% do salário dos seus funcionários na conta vinculada ao Fundo.
A partir desses depósitos cria-se uma espécie de fundo reserva na qual o trabalhador terá o direito de sacar esse valor acumulado, em situações específicas, Conforme a legislação que regulamenta o FGTS, as quantias depositadas somente podem ser efetuados em determinadas ocasiões, como em situações de emergências, casos que envolvem demissão sem justa causa, na aposentadoria, entre outros.
De modo geral, a lei permite que o trabalhador saque o FGTS em até 14 situações distintas, além das modalidades não tradicionais, a exemplo do saque aniversário e do resgate de até R$ 1.000 liberado excepcionalmente este ano.
Cabe ressaltar que a cada novo contrato, uma nova conta é aberta para o trabalhador no FGTS. Em resumo, a conta ativa é referente ao emprego atual, enquanto, as contas inativas estão relacionadas a vínculos anteriores.
O FGTS extraordinário trata de uma modalidade liberada pelo Governo Federal este ano. A oportunidade excepcional é semelhante ao saque emergencial do fundo autorizado em 2020, durante a pandemia da Covid-19
Em suma, foi liberado o saque de até R$ 1.000,00, bastando apenas ter algum saldo em conta para poder sacar. Os depósitos ocorreram entre os meses de abril e junho, entretanto, para quem ainda não retirou o dinheiro, a possibilidade permanecerá disponível até o dia 15 de dezembro de 2022.
Para consultar o saldo, basta acessar o aplicativo do FGTS e conferir o valor disponível na opção “Saque Extraordinário”. Em seguida, entre na sua conta no aplicativo Caixa Tem (aberta automaticamente pela caixa econômica federal) e assim movimentar o dinheiro.
O saque aniversário é uma modalidade criada em 2019, onde os trabalhadores podem fazer uma retirada por ano de parte do valor contido no FGTS. O resgate pode ser feito a partir do primeiro dia útil do mês em que o indivíduo nasceu, até o segundo mês subsequente. Ou seja, no total o trabalhador tem até três meses para efetuar o saque.
Lembrando, que a modalidade é opcional, de modo que é necessário aderir ao saque aniversário. Aliás, assim que efetuado o saque através desta maneira facultativa, o trabalhador perde o direito ao resgate do FGTS, em casos de eventual demissão sem justa causa.
No entanto, ainda será resguardado ao trabalhador todas as demais verbas rescisórias, incluindo a multa de 40% sobre o saldo da conta ativa do fundo.
Além do FGTS extraordinário e do saque-aniversário, existem as modalidades mais tradicionais para a retirada do saldo. Atualmente, a legislação prevê 14 em situações em que os valores do fundo podem ser sacados:
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…