Chamadas
Quarto lote da restituição do Imposto de Renda está liberado, saiba como receber
O último dia do mês é marcado pelos pagamento da restituição do Imposto de Renda 2021. Diante disso, os contribuintes já estão recebendo os valores que possuem direito e que são referentes ao quarto e último lote de pagamentos.
Nesta fase da restituição, serão liberados R$ 5,1 bilhões para cerca de 3,8 milhões de pessoas que apresentaram a declaração este ano, além de restituições residuais de anos anteriores. Diante disso, se você quer saber como receber a sua restituição, continue conosco.
Quem vai receber?
A Receita Federal está fazendo a liberação do dinheiro para grupos prioritários e não prioritários. Desta forma, 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério recebem nesta terça-feira.
Outro grupo que está apto ao grupo lote da restituição é refere aos idosos que possuem idade acima de 80 anos. Nesse caso, o número de contribuintes totalizam 8.185.
Há também aqueles que possuem idade entre 60 e 79 anos, que são 67.893 contribuintes. Outras 6.088 pessoas que possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave, também recebem a restituição hoje. Por sua vez, o grupo dos contribuintes não prioritários, totaliza 3.710.930 cidadãos.
Como receber minha restituição?
Os contribuintes devem checar a conta bancária que foi indicada na declaração do Imposto de Renda 2021. O dinheiro é depositado automaticamente pela Receita Federal, sendo assim, não é necessário fazer a solicitação do pagamento.
Por isso, é preciso verificar se todos os dados bancários estão corretos, caso contrário, o dinheiro é enviado para o Banco do Brasil. Assim, o contribuinte terá que agendar o resgate junto à instituição bancária. Depois, é só informar os dados da conta para onde o dinheiro deve ser enviado.
Não recebi a minha restituição, o que fazer?
Para o pagamento da restituição do IR, a Receita Federal leva em consideração alguns fatores, dentre eles, está a ordem de entrega da declaração e os contribuintes que possuem prioridade, que são os idosos, pessoas com deficiência e professores.
Então, se você ainda não recebeu sua restituição e a declaração estiver correta, também deve estar na fila para receber no quinto e último lote que será pago no dia 30 setembro. Mas é importante confirmar se a sua restituição foi liberada, visto que pendências também podem impedir o pagamento.
Sendo assim, acesse o portal e-CAC no site da Receita Federal ou utilize o aplicativo Meu Imposto de Renda. Depois, procure pela opção “extrato” do Imposto de Renda. Caso haja inconsistências, é necessário fazer a correção dos dados através da transmissão de uma nova declaração retificadora.
A partir disso, a Receita Federal fará a análise dos dados e, se estiver tudo correto, a restituição será liberada para o pagamento ainda este ano. Então, para saber se você foi incluído no último lote será necessário fazer a consulta que costuma ser liberada uma semana antes dos pagamentos.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.