Quem está negativado pode pedir o empréstimo consignado CLT / Imagem canva pro
O novo cenário financeiro no Brasil trouxe mudanças significativas para os trabalhadores com carteira assinada, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras e possuem o chamado “nome sujo”.
Recentemente, o governo anunciou que é possível solicitar o empréstimo consignado mesmo para aqueles que têm dívidas em aberto. Essa medida tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito e ajudar na regularização das pendências financeiras.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito onde as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador.
Essa característica oferece maior segurança para as instituições financeiras, pois garante que o pagamento será realizado antes mesmo que o salário chegue ao trabalhador.
Com a nova regra, mesmo aqueles que estão negativados têm a possibilidade de contratar esse tipo de empréstimo.
Dentre as vantagens do empréstimo consignado
A nova legislação permite que diferentes categorias de trabalhadores possam acessar o empréstimo consignado. Isso inclui:
Os trabalhadores podem comprometer até 35% de seu salário para o pagamento das parcelas do empréstimo. Essa margem é calculada com base na remuneração líquida, garantindo que o trabalhador tenha uma parte do salário livre para suas despesas.
Leia também:
O processo de solicitação do empréstimo consignado é bastante acessível e pode ser realizado em poucos passos. Veja como funciona:
Embora a nova regra permita que pessoas com dívidas em aberto solicitem o empréstimo, é importante entender que as instituições financeiras podem impor algumas condições.
A análise de crédito pode variar, e as ofertas podem não ser tão vantajosas quanto as disponíveis para quem está com o nome limpo.
Entre as restrições mais comuns estão:
Uma das vantagens do empréstimo consignado é a facilidade de acompanhamento dos pagamentos. As parcelas são descontadas mensalmente da folha de pagamento, e o trabalhador pode monitorar o status do empréstimo através do eSocial.
Caso o trabalhador seja demitido, o saldo devedor do empréstimo consignado será descontado das verbas rescisórias. As regras estabelecem que:
100% da multa rescisória: O valor da multa rescisória pode ser utilizado para quitar a dívida.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A legislação atual estabelece que a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta…
IOB Emissor agora oferece Calculadora de Preços! Nova funcionalidade ajuda empresas a recalcularem margens e…
Benefício pode ser pago em duas etapas e todo trabalhador de carteira assinada tem direito
A idade sozinha não garante o benefício; o fator decisivo é a condição de saúde…
Com a proximidade da Reforma Tributária, que passa a vigorar com mudanças estruturais nos próximos…
O ano de 2026 deve consolidar um novo capítulo para a economia brasileira, marcado por…