O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como o IPTU, como seu próprio nome indica, se trata de um imposto voltado para as propriedades construídas em meio ao perímetro urbano.
O imposto é cobrado no início de cada novo ano pelo município e pode ser pago de forma parcelada ou quitado à vista.
Normalmente cabe ao proprietário de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades o pagamento do IPTU.
No entanto, uma dúvida muito comum, está relacionada a quem fica com a obrigação de pagar o imposto quando o imóvel é alugado.
Indo direto ao ponto, depende! Quando o imóvel é alugado por uma terceira pessoa, presume-se que se tenha realizado um contrato de locação, ou seja, iniciou-se um contrato de aluguel.
Nesse contrato devem ser estipuladas as cláusulas contratuais referentes a locação, dessa forma, quem estará obrigado a pagar o IPTU é quem estará indicado a obrigação no contrato, seja o locatário ou inquilino.
Dessa maneira, nada impede que a pessoa que alugou o imóvel pague o IPTU, assim como também nada impede que o dono do imóvel pague, tudo dependerá de como fizeram o contrato de locação.
Contudo, um ponto extremamente importante a se esclarecer está nos casos onde o contrato de aluguel não especifica quem será o responsável pelo pagamento do imposto.
Nesses casos, onde não existe uma cláusula no contrato em que se define quem ficará responsável pelo pagamento do IPTU, a regra será de que o proprietário do imóvel é quem deva pagar o imposto, conforme regra prevista na Lei 8.245/91, mais conhecida como Lei do Inquilinato.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…