Incluir as pessoas que dependem financeiramente de você na declaração do imposto de renda 2025 pode ser uma maneira de reduzir o valor junto ao Fisco. Pais, filhos e companheiros podem entrar na conta e garantir as deduções legais permitidas, mas é preciso atenção às regras e analisar a melhor opção para o seu bolso.
É possível que a inclusão de dependentes aumente o valor do imposto a ser pago. Mas primeiro, vamos ver quem pode ser seu dependente no imposto de renda em 2025.
Cada dependente declarado garante uma dedução anual de R$ 2.275,08 na base de cálculo do IR. Além disso, gastos com educação, saúde e previdência dos dependentes também podem ser abatidos. Mas só os contribuintes que entregam a declaração completa podem aproveitar os descontos.
Desde 2019, a Receita exige que o contribuinte informe o CPF do seu dependente na declaração, independentemente da idade.
Filhos, enteados, companheiros, cônjuges, pais e até irmãos, netos ou bisnetos podem ser declarados como dependentes em algumas circunstâncias.
Lembre-se, no entanto, de que uma pessoa não pode aparecer como dependente em mais de uma declaração, e que uma pessoa que declare em separado não pode ser, ao mesmo tempo, dependente na declaração de outra.
Vejamos em que circunstâncias seus parentes podem ser seus dependentes.
Leia Também:
Filhos de pais separados só podem constar como dependentes na declaração de um dos pais. Caso um dos pais seja o responsável por pagar pensão alimentícia definida judicial ou extrajudicialmente, este não deve declarar o filho como dependente, mas sim como alimentando.
Caso a guarda e os alimentos sejam compartilhados, será preciso entrar em um consenso: um dos pais irá declará-lo como dependente e o outro como alimentando. É possível simular ambas as situações no programa do imposto de renda para concluir qual a mais vantajosa para o casal.
Jovens que tenham ultrapassado a idade limite em 2024 ainda podem constar como dependentes na declaração de um dos pais no imposto de renda 2025. Este, porém, só deve informar os gastos e rendimentos do filho referentes ao período em que ele ainda tinha idade para ser dependente.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fila do INSS faz com que muitos segurados fique à espera de respostas
Provar que trabalhou em ambiente com riscos, o PPP é um dos documentos mais importantes
Ampliação representa um passo estratégico rumo à implementação da Reforma Tributária sobre o Consumo.
Entenda o que muda com o salário mínimo de R$ 1.621 em 2026 para benefícios…
Tudo ficou estabelecido pela Resolução CGSN nº 183/2025, que regulamenta de forma definitiva as novas…
Para garantir a compatibilidade na comunicação com o eSocial, os desenvolvedores dos sistemas de folha…