Chamadas
Quem poderá sacar a dupla parcela do PIS/Pasep?
Boa notícias aos trabalhadores para este início de mês. A partir do dia 8 de fevereiro de 2022, os trabalhadores poderão sacar o abono do PIS/Pasep pagos pela Caixa Econômica ou Banco do Brasil. Entretanto, um outro benefício também fará parte dessa nova remessa. Acompanhe a leitura a seguir e saiba as regras e se você tem direito.
O que começará a ser pago?
Dois benefícios distintos serão pagos. O primeiro deles é o abono salarial. Neste caso, não ocorrerá o acúmulo do abono dos anos de 2020 e 2021 como era esperado pela grande maioria dos trabalhadores.
Com isso, o abono pago será referente ao ano de 2020, que deveria ser pago em 2021, mas que por decorrência das circunstâncias do governo, ocorrerá um adiamento do valor. O abono de 2021 será pago apenas no ano de 2023.
Além disso, o outro benefício a ser pago ainda em fevereiro será as cotas do Fundo PIS/Pasep. O benefício é pago apenas uma vez na vida dos trabalhadores, porém cerca de 10 milhões de brasileiros ainda não sacaram ou nem sabem que possuem direito a esse saque.
Quem poderá sacar?
Referente ao abono salarial, receberão apenas os trabalhadores que possuíram um trabalho de carteira assinada em 2020 por pelo menos um mês. O valor máximo do salário não pode ter ultrapassado dois salários mínimos no período do ano-base. Além do mais, deve ter se inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos.
No caso das cotas do PIS/Pasep, o benefício é destinado apenas para os trabalhadores que possuíam carteira assinada entre 1971 até o dia 4 de outubro de 1988, pois durante esse período, o benefício era depositado em um fundo onde o trabalhador só tinha acesso no casos de aposentadoria, doença grave ou aos 70 anos.
Quando começam os pagamentos?
Por fim, o pagamento será feito de forma ordenada. Sendo assim, para os trabalhadores privados que irão receber o PIS, o valor será pago em fevereiro do dia 08 até o dia 24, para quem faz aniversário entre o mês de janeiro e junho.
Entretanto, para os trabalhadores do setor público que receberão o Pasep, o valor é com base no último dígito de inscrição. Em fevereiro será pago àqueles com final entre 0 e 5.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep