Chamadas
Quem tem nome sujo consegue pedir empréstimo?
Uma das maiores dificuldades de quem está com o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa é relacionado à obtenção de crédito no mercado financeiro.
Seja para pedir um cartão de crédito, financiar um veículo ou imóvel, ou ainda para contratar um empréstimo, estar com o nome sujo costuma ser o maior impedimento alegado para a negativa do crédito.
Essa situação acontece porque antes de liberar qualquer serviço de crédito os bancos e demais instituições financeiras realizam análises minuciosas para identificar o comportamento do consumidor frente ao mercado de crédito.
Como consequência, só está com nome sujo as pessoas que estão com dívidas atrasadas, é bem difícil que os bancos e demais instituições venham a liberar qualquer oferta de crédito.
Contudo, apesar de ser algo difícil de se conseguir, é importante também esclarecer que não é impossível conseguir um empréstimo, por exemplo, mesmo com o nome sujo e é isso que explicaremos agora!
Consigo contratar empréstimo com o nome sujo?
Apesar de realmente ser mais difícil conseguir contratar algum serviço de empréstimo estando com o nome sujo, também é importante dizer que não é impossível.
Isso porque existem várias empresas que têm se especializado na oferta de créditos para as pessoas que estão inadimplentes junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Essa situação vem ocorrendo porque o mercado hoje está mudando. Antes uma pessoa que estava com nome sujo era vista como uma má pagadora e até mesmo irresponsável com suas dívidas.
Contudo, no cenário atual, onde quase 40% da população está inadimplente, temos um cenário onde a crise econômica do país é a maior vilã para a maioria dos negativados, e não a irresponsabilidade com o pagamento das contas.
Como funciona o empréstimo para negativados?
A maioria das empresas que atualmente oferecem empréstimos para negativados trabalham em duas vertentes que precisam ser analisadas.
Algumas empresas optam por liberar opções de crédito com valor mais baixo, contudo, com taxa de juros maiores e num número reduzido de parcelas, enquanto outros optam por oferecer empréstimo com garantia, podendo oferecer taxas mais justas no mercado.
No caso do empréstimo com garantia, o contratante, por exemplo, coloca seu veículo, residência ou ainda joias como garantia para que a financeira possa oferecer um empréstimo com valor mais alto e taxa de juros reduzida.
Dessa maneira, como o banco terá a certeza do baixo risco de inadimplência, justamente pela garantia, essa opção é extremamente fácil de ser aceita e o crédito liberado.
O empréstimo com garantia é oferecido por diversos bancos e financeiras, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, e demais instituições financeiras, inclusive as fintechs como o Finanzero e Simplic.
Contudo, antes de realizar qualquer contratação de crédito junto aos bancos, avalia profundamente se a opção é realmente vantajosa, se as parcelas cabem no seu bolso e se a modalidade não está com juros abusivos.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional21 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep