O Brasil conta com 72 milhões de pessoas com nome sujo, segundo dados mais recentes do Serasa Experian, registrados até fevereiro de 2024. O número representa boa parte dos brasileiros que podem estar cogitando uma formalização como microempreendedor individual (MEI).
Se este for o seu caso, veja abaixo se ter um CNPJ negativado impede a sua formalização.
MEI (microempreendedor individual) é a pessoa que trabalha como pequeno empresário ou pequena empresária de forma individual.
Existem algumas exigências para que o empreendedor ou empreendedora individual possa se formalizar. Uma delas é quanto ao faturamento, que deve ser no máximo de R$ 81 mil ao ano.
Se a formalização for realizada em algum momento que não o início do ano, basta fazer as contas: o faturamento deve ser proporcional a R$ 6.750,00 ao mês.
Ao abrir um MEI, a pessoa terá um CNPJ e poderá emitir notas fiscais, além de ter benefícios como aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade. Também fica mais fácil solicitar crédito e abrir uma conta bancária.
Uma grande vantagem de ser MEI é a facilidade de regularização, totalmente feito online. Para se manter como MEI, basta pagar um valor fixo mensal, que corresponde aos impostos da sua atividade.
Conforme a Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006, estar com o nome negativado não impede a abertura de um CNPJ MEI.
Acontece que algumas situações podem sim impedir a abertura do MEI, mas estar apenas com o nome sujo devido a dívidas, seja ela de empréstimos, cartão de crédito ou demais pendências, não justificam a inviabilidade da abertura do CNPJ.
Assim, mesmo com o nome sujo saiba que você pode sim, abrir a sua empresa e começar o seu tão sonhado negócio sem problemas algum, só terá determinadas dificuldades.
É importante esclarecer que, a maior dificuldade do cidadão que se formalizou como MEI e abriu sua conta jurídica é saber que, devido ao empreendedor estar com o nome sujo, a obtenção de crédito bancário poderá ser mais difícil, tendo em vista que na hora de solicitar o crédito, as instituições financeiras também costumam verificar a situação financeira do proprietário do CNPJ.
Para se formalizar como MEI, o indivíduo deve seguir alguns requisitos:
Atenção EMPREENDEDOR: Reduza em 90% a possibilidade de sua MEI QUEBRAR
Conheça o MEI360 – Clicando Aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…
Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva
O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…
Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…
Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…
Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência