Entre os meses de fevereiro e março, o governo federal disponibilizou o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, relacionado aos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2020.
Os valores do abono salarial para quem exerceu atividade em 2020 era para ter sido disponibilizado no ano passado, contudo, como não houve pagamentos em 2021, a liberação ocorreu nos primeiros meses deste ano.
Muitos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada no ano passado não sabem ainda se vão receber o abono salarial este ano.
Contudo, para ir direto ao ponto, os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada no ano passado vão receber o benefício do PIS/Pasep apenas no ano que vem.
Isso porque não há definições do governo para o pagamento de uma nova rodada do abono PIS/Pasep este ano, assim como não há espaço no Orçamento da União que consiga bancar uma nova rodada.
Além disso, não há possibilidades do governo entrar com recurso para disponibilizar o pagamento este ano, pois estamos em ano de eleição e em ano de votação a lei eleitoral permite que o governo pague somente o que está previsto no Orçamento.
Sendo assim, o trabalhador precisa ficar ciente que quem trabalhou de carteira assinada no ano passado terá acesso ao abono salarial apenas em 2023, assim como quem estiver trabalhando este ano deve receber apenas em 2024.
O abono salarial que será pago no ano que vem e é referente ao ano-base 2021 já possui regras definidas, pois, as regras são sempre as mesmas, mudando apenas o ano-base.
Sendo assim, caso tenha trabalhado em 2021, você receberá o abono salarial do PIS/Pasep caso se enquadre nos seguintes requisitos:
Caso você se encaixe nessas regras e a empresa tenha enviado os dados corretamente ao governo, você terá acesso ao abono salarial em 2023.
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…