Chamadas
Quem trabalhou em 2021 vai receber o PIS em 2022?
A Caixa Econômica Federal encerrou no final de março o calendário do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. Porém, quem ainda não sacou tem até o final de 2022 para retirar o dinheiro.
Contudo, os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2021 estão na dúvida sobre quando vão poder receber o abono salarial ano-base 2021.
Nesse sentido, hoje vamos explicar o que acontece com o abono salarial, se os trabalhadores que exerceram atividade em 2021 já tem data para receber o benefício e várias outras questões sobre o benefício, acompanhe!
Trabalhei em 2021, vou poder receber o abono esse ano?
Ainda não foi definido quando será liberado o calendário referente ao PIS/Pasep ano-base 2021, conforme informou o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
O trabalhador que já recebeu o PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 e está esperando que seja liberado o calendário referente ao ano de 2021, precisa saber que o abono salarial referente a esse ano só deverá ser pago em 2023..
Isso porque o governo previu para este ano o pagamento de apenas uma rodada do abono salarial, conforme teto de gastos.
Dessa forma, sem espaço no Orçamento deste ano, não foi possível e não será possível liberar uma nova rodada de pagamentos do abono PIS/Pasep em 2022, assim, quem trabalhou no ano passado deverá esperar em 2023 para ter acesso ao benefício.
Quais os requisitos para ter direito ao abono salarial?
Terá direito de receber o abono salarial, o cidadão que trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base, desde que tenha recebido média de até 2 salários mínimos.
O valor do saque Pis/Pasep é limitado a um salário mínimo para quem trabalhou 12 meses e é calculado individualmente conforme a quantidade de meses trabalhados.
Veja os requisitos para ter direito ao abono salarial:
- Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Abono PIS esquecido pode ser resgatado
Memso já tendo concluído os depósitos, a Caixa informou que muitos trabalhadores não sacaram o valor do abono salarial referente ao ano-base 2020.
Sendo assim, o trabalhador do setor privado recebe o PIS através da Caixa Econômica Federal e o servidor público pode retirar o dinheiro através do Banco do Brasil.
O prazo para que trabalhadores e servidores públicos realizem o saque do abono Pis/Pasep segue até o dia 29 de dezembro de 2022.
Consultar Pis pelo CPF
Você pode consultar o abono salarial por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e IOS), quando será possível ter acesso a diversas informações referentes aos contratos de trabalho, a média salarial do último emprego, período trabalhado e o número do Pis ou Pasep.
Após a atualização do aplicativo foi incluída também a consulta do Abono Salarial, que permite saber se o trabalhador teve o Pis/Pasep habilitado, o valor a que terá direito, a data de depósito ou o motivo que levou ao não recebimento, se for o caso. A consulta pode ser feita usando o número do CPF.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep