Quem trabalhou entre 71 e 88 ainda pode sacar o PIS/Pasep

Muita gente não sabe, mas ainda pode ter cotas do PIS/Pasep disponíveis para saque. Apesar de haver uma certa informação por parte da mídia no início do ano, a Caixa Econômica não fala muito sobre esse assunto.

Desde 2019 que os trabalhadores podem retirar o valor, porém, a Caixa informou que muitos ainda não resgataram o dinheiro. A grana está disponível para o trabalhador que exerceu alguma função com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. Lembrando que os servidores que trabalharam nesta mesma época têm direito às cotas.

Desse modo, muitos dos trabalhadores que ainda não sacaram o dinheiro, estão aposentados e não sabem que têm direito ao saque. Outros já faleceram, mas seus herdeiros têm direito de sacar o dinheiro.

O que é o PIS/Pasep?

O PIS é um programa criado para a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Já o Pasep, é um programa com o qual União, Estados e Municípios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil.

Para receber o benefício, o trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base.

Quem tem direito às cotas do PIS/Pasep?

Os valores depositados referentes ao Programa de Integração Social, distribuído pelas empresas aos empregados cadastrados no programa entre 1971 até 04/10/1988 estão disponíveis para saque.

Todos os participantes cadastrados no Fundo PIS/Pasep que possuam saldo de cotas podem realizar o saque integral dos valores. No caso da morte do titular, o saldo da conta é disponibilizado aos seus dependentes ou sucessores previstos na lei civil.

Para ter acesso aos valores será necessário se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, Caixa Aqui ou lotéricas, levando o Cartão Cidadão e um documento de identificação original com foto. No caso dos valores acima de R$ 3 mil, o saque só pode ser realizado nas agências da Caixa (basta apresentar o documento de identificação).

O grande problema da falta de informação é que depois de cinco anos sem o levantamento desses valores o dinheiro será considerado “abandonado” e passará a ser de propriedade da União.

Como consultar o PIS/Pasep?

Para realizar uma consulta em relação aos valores das cotas PIS/Pasep, basta acessar o aplicativo do FGTS ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (ambos disponíveis para Android e iOS).

Para quem não tem acesso a internet, pode realizar a consulta em qualquer agência da Caixa, levando um documento de identificação ou pelo telefone 158.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

29 minutos ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

2 horas ago

Reparação na justiça auxilia empresas a recuperar prejuízos causados por fake news

A circulação de notícias falsas deixou de ser um problema apenas político ou social: tornou-se…

2 horas ago

Descubra o passo a passo da DEFIS e evite problemas com o Simples Nacional!

Se sua empresa é do Simples Nacional, você precisa entregar a DEFIS todos os anos.…

2 horas ago

Revisão do governo aponta salário mínimo de R$ 1.627 em 2026

O governo federal revisou novamente a estimativa do salário mínimo de 2026, que passou de…

2 horas ago

A Nova Era da Inteligência Artificial no Brasil: Avanços e Desafios

O Crescimento da Inteligência Artificial no Brasil Nos últimos anos, o Brasil tem observado um…

3 horas ago