Quer entrar em algum programa do governo? Se cadastre no CadÚnico!

Nos últimos tempos todos os brasileiros ouviram falar do CadÚnico, que tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza por meio de dados fornecidos pela população.

Esse cadastro é a principal porta de entrada para os benefícios do governo federal. Então se você está interessado em fazer parte de algum desses benefícios, continue conosco pois nós vamos te ensinar como se cadastrar.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico?

Para se cadastrar no CadÚnico é preciso estar incluso nos seguintes requisitos:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Pessoas que moram sozinhas, constituem as chamadas famílias unipessoais;
  • Pessoas que vivem em situação de rua, sozinhas ou com a família.

Como realizar o cadastro no CadÚnico?

Atualmente é possível realizar o pré-cadastro através do site ou aplicativo do CadÚnico, porém a finalização do cadastro é feita nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Após o pré-cadastro, o responsável da família tem até 120 dias para comparecer ao posto de atendimento para completar a inscrição.

No posto de atendimento é preciso ter em mãos alguns documentos, como:

Para o responsável/titular da família:

  • Título de Eleitor; OU
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física); OU
  • RANI (no caso de famílias indígenas ou quilombolas) .

Para os demais integrantes da família: 

  • Título de Eleitor; OU
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento; OU
  • CPF; OU
  • Carteira de Identidade (RG); OU
  • RANI; OU
  • Carteira de Trabalho.

Atualização do cadastro

Um requisito importante para se manter na visão do governo tanto para entrar para os benefícios como para se manter neles é sempre atualizar seu cadastro.

Esse cadastro deve ser realizado sempre que houver alguma alteração nas informações concedidas ao sistema. Obrigatoriamente a cada dois anos o cadastro também deve ser atualizado.

Lembrando que a atualização deve ser feita pelo responsável. Confira exemplos de dados que devem ser atuzalizados:

  • Renda familiar;
  • Composição familiar (nº de integrantes da família);
  • Endereço;
  • Número de telefone;
  • Mudanças de escola, no caso de integrantes menores de idade;
  • Morte de alguém da família;
  • Mudança na renda;
  • Entre outros
Esther Vasconcelos

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