Categories: Chamadas

Quero me aposentar por idade. Como ficaram as regras?

Muitos brasileiros e brasileiras ainda têm dúvidas sobre as regras da aposentadoria do INSS. É compreensível, pois há mais de uma modalidade para se aposentar: por idade, por pontos, tempo de contribuição. Vamos esclarecer na leitura a seguir como ficou a aposentadoria por idade.

Com a chegada da Reforma da Previdência, a idade mínima para a mulher se aposentar em 2023 passou a ser de 62 anos. Para os homens, continua sendo exigida a idade mínima de 65 anos para ter direito ao benefício.

Elas para se aposentar neste ano vão precisar comprovar uma contribuição de pelo menos 15 anos junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Neste ano, a regra de transição de pontos vai exigir a contribuição mínima de 30 anos para elas se aposentarem e eles 35 anos de contribuição. Neste caso, é necessário somar o tempo de contribuição com a idade. Em 2023, os homens precisam chegar a 100 pontos, e as mulheres a 90 pontos.

Regra da idade progressiva: Para se aposentar por esta regra, os períodos de contribuição continuam sendo de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens. Houve mudança na idade mínima. Os homens vão precisar estar com a idade de 63 anos e as mulheres 58 anos.

Leia também: Professor Da Rede Privada: Veja As Regras De Transição Da…

Como solicitar a aposentadoria?

Para você solicitar a aposentadoria deverá acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Sendo necessário informar o CPF e a senha.

Depois você deverá clicar em “novo pedido”, em “aposentadorias e CTC e pecúlio”, e escolher qual o tipo de aposentadoria que quer pedir. 

Lembrando que você deverá incluir a documentação pessoal e, em alguns casos, será necessário, documentos para ser possível a atualização dos vínculos no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O prazo para conclusão do período de aposentadoria é de até 90 dias.

Imagem: Anna Shvets / pexels

Regras para se aposentar em 2023

Pedágio de 50%

Quando a Reforma da Previdência entrou em vigor em 13 de novembro de 2019, a mulher que já havia contribuído junto ao INSS por pelo menos 28 anos, para poder se aposentar em 2023, vai precisar cumprir um pedágio de 50% do tempo que faltava para chegar aos 30 anos de contribuição. Não há idade mínima

Já os homens que já haviam contribuído com o INSS por 30 anos quando a reforma entrou em vigor, vai precisar cumprir um pedágio de 50% do tempo que faltava para chegar a 35 anos de contribuição. Não há idade mínima.

Nessa regra, há aplicação do fator previdenciário, índice que reduz o benefício de quem se aposenta cedo.

Leia também: Veja Como Dar Entrada Na Aposentadoria Pela Internet (2023)!

Pedágio de 100%

Para mulher se aposentar por essa regra, vai precisar estar com a idade de 57 anos em 2023 e cumprir um pedágio de 100% do tempo que faltava para chegar aos 30 anos de contribuição quando a reforma entrou em vigor (em novembro de 2019).

Já os homens vão precisar estar com 60 anos e cumprir um pedágio de 100% do tempo que faltava para chegar aos 35 anos de contribuição quando a reforma entrou em vigor (em novembro de 2019). Nessa regra, não há aplicação do fator previdenciário de 100%.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago