Alerta: Salário abaixo do mínimo na jornada 12x36. Saiba como reivindicar seus direitos
Milhões de brasileiros estão preocupados com o quinto dia útil para receber o pagamento de salário, muitas empresas antecipam, mas alguns empregadores possuem a prática de depositar no último dia, por este motivo é importante se atentar a datas.
Os funcionários públicos devem consultar os seus próprios calendários de pagamento. Muitos estados e municípios adiantaram o depósito do salário dos servidores por conta do feriado e do ponto facultativo.
Mas se você faz parte dos mais de 47 milhões de brasileiros que trabalham de carteira assinada para empresas privadas, vamos te apresentar quando será o quinto dia útil do mês de maio.
Se o seu empregador espera até o último dia útil para realizar o pagamento de salário, é preciso se atentar ao prazo de pagamento para não ser prejudicado. Para descobrir os dias úteis é preciso excluir os domingos e feriados.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, somente feriados (nacionais, estaduais ou municipais) e os domingos são excluídos da contagem dos dias úteis para fins de pagamento de salário.
Leia também: Quando é o quinto dia útil de maio de 2025?
Portanto, excluindo o feriado do dia 1º de maio (Dia do Trabalhador) e o domingo, dia 04/05/2025, o quinto dia útil de maio de 2025 cai na próxima quarta-feira, dia 07 de maio de 2025.
Portanto, os empregadores têm até o dia 07 de maio para efetuar o pagamento de salário dos trabalhadores brasileiros, porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que acontece com a empresa que atrasa os salários.
O empregador que pagar após o quinto dia útil, deve realizar a correção monetária dos valores, além de está sujeito a multas. É preciso entender que não existe tolerância na legislação para pagamentos após o 5º dia útil.
Para mais informações é recomendado buscar o auxílio de um advogado trabalhista, se os atrasos forem recorrentes é possível solicitar a rescisão indireta, onde o trabalhador sai da empresa com todos seus direitos pagos.
Leia também:
Confira abaixo o que diz o Art. 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT):
“O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
§ 1º Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido”.
É necessário consultar também se o empregador possui acordo ou convenção coletiva e se ela fala sobre a data em que o salário deve ser depositado.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…