Primeiro, sobre o encontro de 2.200 mulheres que trabalham no setor de contabilidade, em todo o Brasil, que está sendo realizado na cidade de Foz do Iguaçu, nesta semana. Segundo, que o futuro é de mais mulheres contadoras do que homens.
Prova disso é o número maior delas nas Faculdades de Ciências Contábeis. Quem diz isso não sou eu. É a coordenadora do X Encontro Nacional das Mulheres Contabilistas, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Lucelia Lecheta.
Sonora: “A grande maioria das instituições têm um número maior de mulheres estudando ciências contábeis do que homens, o que nos leva a crer que, daqui a algum tempo, a gente vai estar com uma participação igualitária aos homens e talvez a gente passe até a ser uma maioria feminina.”
No presente, nos 27 conselhos regionais de contabilidade, apenas oito mulheres são presidentes. Mas no geral, profissionais registrados, 48% são mulheres contadoras.
Na Região Norte, esta proporção aumenta, para o lado da mulher. E isto, segundo Lucelia Lecheta, que tem uma empresa de contabilidade onde só emprega mulheres, tem o lado positivo:
Sonora: “Ela tem mais organização, é mais cuidadosa. E, é óbvio, a gente tem que dividir as tarefas com os homens, não pode ser nem muito ao céu nem muito à terra, estamos em uma outra fase.”
Este modo de agir da mulher contabilista, segundo Lucelia Lecheta, e isto vai ser discutido no Encontro Nacional, é muito importante, diz ela, principalmente “neste momento de crise econômica e moral pela qual o país passa”.
Afinal, completo eu, a figura do contador é peça importante na hora dos escândalos de corrupção e, mais ainda, para evitar que isto aconteça nas empresas.
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…