Um empregador deve cumprir diversas obrigações que estão previstas nas leis trabalhistas, entre as obrigações anuais, está a RAIS (Relação Anual das Informações Sociais). Vamos te informar mais sobre ela em 2022.
A RAIS é uma declaração que deve ser feita pelos empregadores todo ano, ela tem a finalidade de suprir as necessidades de controle da atividade trabalhista no Brasil, para identificação dos trabalhadores com direito ao recebimento do Abono Salarial.
Acompanhe os próximos tópicos e saiba mais sobre o cumprimento desta obrigação em 2022. Se mantenha informado!
Como já citamos acima, A RAIS significa Relação Anual das Informações Sociais e visa suprir as necessidades de controle da atividade trabalhista no país.
Esta declaração tem como finalidade fornecer informações para o controle de registros do Fundo de Garantia, Arrecadação e Benefício Previdenciários, e também para identificar os trabalhadores com direito ao Abono Salarial PIS/PASEP.
A RAIS foi instituída pelo Decreto nº 76.900 de 23 de dezembro de 1975, e desde 2019, essa obrigação é cumprida por meio do eSocial para os grupos 2 e 3, através dos eventos enviados ao sistema.
Estão obrigados a transmitir esta declaração todos os inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) como empregadores, conforme a CLT, pessoas jurídicas de direito privado, órgãos públicos, empregadores pessoas física, etc.
O empreendimento sem funcionário no ano base ou sem movimentação nas atividades deve se atentar à obrigatoriedade do envio da RAIS Negativa.
Para preencher e enviar sua declaração de estabelecimento sem empregados utilize o formulário próprio de Declaração de RAIS Negativa Web.
O programa gerador de RAIS é disponibilizado para download no site do governo criado para envio desta declaração, porém, desde o ano de 2019, a RAIS é informada por meio do eSocial (para empresas do grupo 1 e 2), com a transmissão de informações dos trabalhadores.
O governo, para substituir a RAIS, coleta as seguintes informações:
Destacamos que os dados enviados devem obedecer ao prazo previsto na lei, a qual determina que, a omissão ou a falta da entrega de informações estará sujeita a multas e penalidades, nos termos do Artigo nº 25 da Lei nº 7998 de 1990.
Os valores podem variar, a partir de R$ 425,64, com previsão de percentuais de acréscimo proporcionais à quantidade de colaboradores da empresa.
Então, organize as informações dos seus funcionários para evitar imprevistos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…