Designed by @master1305 / freepik
Os dados foram divulgados pelo Serasa, os empréstimos foram solicitados na tentativa de combater à crise e a elevação do desemprego no país. As despesas continuaram crescendo durante o ano e muitas pessoas se viram sem as condições ideais para saldar suas pendências.
Graças a essa situação crítica, quadrilhas e golpistas se organizam para aplicar golpes e fraudes em pessoas comuns que procuram ajuda econômica. É importante ficar de olho para não acabar sendo prejudicado por esses indivíduos que agem de má-fé.
É devido ao cenário preocupante que quadrilhas de golpistas e estelionatários se aproveitam para aplicar golpes em cidadãos comuns.
A maior parte dessas fraudes vêm se dando na internet, segundo o indicador utilizado pelo Serasa Experian no ano de 2021 ocorreram movimentações fraudulentas a cada 8 segundos. Chegaram a ser registrados cerca de 1,9 milhão de golpes no decorrer dos seis primeiros meses do ano.
Em comparação ao mesmo período do ano de 2020 foi um aumento de 15,6%. O foco dos estelionatários acabou sendo jovens com idade até 25 anos. Cartões e instituições bancárias registraram 1,2 milhão de ocorrências.
Atualmente, estão sendo aplicados duas variações de golpes, um deles solicita depósitos realizados antecipadamente e o outro efetua o roubo de informações e dados pessoais, o sequestro de WhatsApp também se tornou bastante comum, dessa forma os criminosos conseguem solicitar empréstimos no nome do cidadão vitimado.
Para ajudar você a escapar de situações criadas por estelionatários na internet confira algumas dicas que podem te livrar de problemas como esse:
Caso você tenha sofrido com algum golpe do tipo busque registrar o boletim de ocorrência (B.O), reúna mensagens e documentos que comprovem a fraude, procure informar seu banco sobre o golpe sofrido.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…