Saiba quando sacar o abono PIS/PASEP 2021

O abono salarial PIS/Pasep é pago ao trabalhador com carteira assinada. Os trabalhadores que exerceram alguma atividade em 2021 com registro em carteira estão querendo saber quando irão receber o benefício.

Para ter direito é preciso: 

  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base 2021;
  • Ter recebido a média de até 2 salários mínimos mensais;
  • Está cadastrado há mais de 5 anos no PIS/Pasep e está com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Em 2021, houve a suspensão do benefício, que é pago sempre no ano seguinte ao da apuração, isso gerou um atraso na sistemática de pagamento do PIS/Pasep.

Por isso, os trabalhadores receberam em 2022, o abono salarial referente ao ano-base 2020. Porém, eles não sabem quando vão receber o pagamento referente ao ano de 2021.

Quando será liberado o PIS/Pasep 2021?

O abono salarial PIS/Pasep 2021 era para ter sido pago em 2022 aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada e estão cumprindo todos os requisitos do programa. O governo não deixou claro se pagaria o abono ainda neste ano. No entanto, o mais provável é que um novo calendário seja divulgado no começo de 2023, assim como ocorreu com o abono ano-base 2020 em 2022.

De acordo com o Governo Federal, o abono salarial referente ao ano de 2021, não poderá ser liberado agora, devido a falta de verba no Orçamento da União. Segundo informações, a previsão é de que o montante destinado para os pagamentos chegue à marca dos R$ 20 bilhões no abono salarial de 2023. O que deverá beneficiar 23 milhões de pessoas.

Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.

O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Como consultar o benefício?

Para ter informações sobre o abono salarial PIS/Pasep ano-base 2021, o trabalhador ou servidor público poderá baixar no celular o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para a central telefônica Alô Trabalho, no número 158.

O cidadão deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter o direito ao Abono Salarial, e cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício, sendo que o período igual ou superior a 15 dias contará como mês integral.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

11 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

11 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

12 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

13 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

13 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

13 horas ago