Categories: NegóciosNews Yahoo

RCS: Grande novidade do mercado de mensageria

O RCS (Rich Communications Service) é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que tem o objetivo de oferecer um sistema de mensagens de texto muito mais completo, que forneça conteúdo multimídia.

A tecnologia trouxe um novo padrão de comunicação digital para o mercado, permitindo que empresas e pessoas se comuniquem de forma mais simples e eficiente. Ele funciona de forma similar ao SMS, porém com mais recursos para que a experiência do usuário seja muito mais interativa e personalizada.

Criado pela Associação Mundial das Operadoras (GSMA), hoje, conta com toda a expertise da gigante Google.

A proposta do RCS é permitir que as marcas consigam personalizar e atestar a autenticidade de suas comunicações através do logotipo e selo de verificação, que agora pode ser inserido diretamente na mensagem.

Na prática, as vantagens vão muito além. O RCS aceita recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs, tornando a comunicação mais leve e atrativa.

Interação fácil é o grande destaque da ferramenta. O usuário consegue responder com apenas um clique, escolhendo rapidamente entre as opções sugeridas pelo remetente. Isso permite que as marcas desenhem experiências completas e estimulem ainda mais o engajamento.

Além disso, as taxas de conversão são altas e os relatórios de envio e leitura são bastante completos.

Designed by @jcomp / freepik

As vantagens não são só para quem envia as mensagens, mas também para quem as recebe. O usuário pode interagir, respondendo apenas com alguns cliques nas opções pré-programadas, tudo de forma automatizada, sem a necessidade da intervenção humana.

Com isso, o nível de engajamento costuma ser maior, podendo ter resultados até cinco vezes melhor que um SMS.

Boa parte desse sucesso é creditado ao fato de que o consumidor consegue identificar rapidamente quem é a empresa que está enviando a mensagem e sua política de privacidade.

Outra questão é que a navegação é embarcada, não ocorrendo o tradicional envio de um link que direciona o cliente para outra página – que normalmente tende a despertar desconfianças sobre possíveis fraudes.

Essa tecnologia está abrindo as portas para um novo formato de comunicação, mais dinâmico, interativo, atrativo e confiável.

Ela chega para ampliar o leque de soluções de comunicação digital, permitindo o desenvolvimento de experiências mais completas, independentemente do perfil da empresa ou do objetivo da comunicação.

As marcas que já estão criando ações com o RCS estão caminhando a passos largos para construir uma conexão mais direta e de muito mais fidelidade com seus clientes.

Por Bernardo Borzone é diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

5 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

9 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

9 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

10 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

10 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

11 horas ago