O Banco Central (BC) vai começar a desenvolver a plataforma para testes de operações com o Real Digital, o Piloto RD, projeto-piloto para o dinheiro digital, com alinhamento às novas diretrizes revisadas pela instituição. A previsão é que a partir de 2024 já seja lançado.
A expectativa é que a moeda virtual oficial do Brasil deverá modernizar o sistema bancário e o modo de lidar com o dinheiro. A moeda emitida pelo Banco Central seguirá modelo já testado nas Bahamas, China e Suécia.
Como o próprio nome já diz, o Real Digital será a primeira moeda virtual oficial do Brasil. Trata-se, em suma, de uma extensão das tradicionais cédulas físicas de dinheiro, mas será transacionada exclusivamente no ambiente digital.
O Real Digital é classificado como Central Bank Digital Currency (CBDC) – ou moeda digital de banco central, em tradução livre para o português. A moeda será produzida e regulada pelo BC, seguindo as regras vigentes na política monetária brasileira.
Nesta fase de teste, o BC avaliará os benefícios da plataforma de tecnologia para operações com ativos tokenizados, dados os contornos legais de sigilo, proteção de dados e prevenção à lavagem de dinheiro. O teste será realizado em ambiente simulado, não envolvendo transações ou valores reais.
Leia também: Criptomoedas: Finalmente O Fim Do Inverno Cripto Chegou? Confira!
O Bacen começou a estudar as moedas digitais emitidas por bancos centrais ainda em 2020 para compreender os benefícios que sua adoção poderia trazer.
Nos últimos anos, o país já vinha registrando quedas na quantidade de cédulas e moedas em circulação. Com a distribuição do Auxílio Emergencial durante a pandemia, a digitalização bancária do brasileiro se intensificou ainda mais.
O Pix, por exemplo, já soma 138 milhões de usuários cadastrados, tendo se tornado o meio de pagamento mais popular no Brasil, com aprovação de 85% dos cidadãos.
Leia também: 7 Erros Que Você Não Pode Cometer Na Hora De Começar A Investir Em Criptomoedas
Os bancos têm demonstrado muito interesse no uso de moedas virtuais emitidas por Bancos Centrais. Essas moedas são diferentes das criptomoedas, que são privadas e sem lastro.
Na prática, o real digital será uma extensão do real que existe hoje. Será emitido pelo Banco Central e custodiado pela autoridade monetária.
Por fim, o principal foco será para uso em transações financeiras, apesar de ter outras aplicabilidades, inclusive podendo ser convertido e sacado em papel-moeda.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…