Na última segunda-feira (27), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o projeto-piloto da nova moeda digital oficial do Brasil, o Real Digital, começará em Março para que seja totalmente implantada até o final de 2024.
O anúncio pegou várias pessoas de surpresa e logo surgiram dúvidas sobre como funcionará esse sistema e se ele realmente será seguro.
Segundo o programador Bendev Junior, a novidade trará maior segurança para as transações financeiras, no entanto, abre possibilidades perigosas para o controle monetário.
“O sistema da Moeda Digital do Banco Central (CBDC), será baseado na tecnologia blackchain associado aos Smart Contracts, o que permitirá que os ativos negociados sejam tokenizados, o que possibilitará uma maior segurança na realização de transferências e eliminará a necessidade de intermediações bancárias para transferências de valores para os cidadãos”.
Leia mais: Lançamento Do Piloto Do Real Digital É Anunciado Pelo Banco Central Do Brasil
“No entanto, ter uma moeda digital estatal, centralizada, também gera a possibilidade de um maior controle sobre a moeda, o que tem preocupado muitas pessoas, mas é necessário analisarmos o modelo que será proposto para analisarmos definitivamente a segurança da nova moeda, o certo é que se o modelo blockchain for usada corretamente a possiblidade de fraudes será reduzida praticamente a zero” Explica Bendev Junior.
De acordo com o presidente do Banco Central, o Real Digital não será uma nova moeda, e sim uma extensão da moeda física, disse também que haverá segurança jurídica, cibernética e privacidade nas operações realizadas através dela.
Sobre Bendev Junior
Bendev Junior é especialista em programação de aplicações web, empreendedor no ramo de desenvolvimento de softwares e Tech Influencer.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…