Imposto de Renda
Receita desmente fake news envolvendo o Imposto de Renda
A Receita Federal publicou uma nota desmentindo fake news sobre as consequências de não enviar o Imposto de Renda 2025.
Com as novidades do envio do Imposto de Renda de 2025, muitas notícias falsas foram compartilhadas sobre as consequências para quem está obrigado e não envia a Declaração.
A transmissão do IR é obrigatória para um grupo de contribuintes, mas alguns portais estavam compartilhando notícias mentirosas, afirmando que deixar de enviar o IR leva a bloqueio de CPF, impedimento de casamento e até mesmo prisão, tudo isso são fake news.
Para esclarecer as coisas, a Receita Federal publicou uma nota de esclarecimento detalhando o que realmente acontece com quem é obrigado, mas deixa de enviar a declaração do Imposto de Renda.
Não enviar a declaração bloqueia realmente o CPF?
Segundo a fisco, o máximo que pode acontecer com quem não envia a declaração é ter o CPF com a anotação de “pendente de regularização”, mas ele não será bloqueado, são coisas diferentes.
O status cadastral “pendente de regularização” só mostra que a Receita Federal identificou a obrigatoriedade da entrega da declaração, mas ainda não a recebeu. Entretanto, o seu documento não fica bloqueado, o status é apenas um alerta.
Com isso, o contribuinte não pode ter problemas com CPF por não enviar o Imposto de Renda, as normas da Receita Federal não autoriza que outros órgãos públicos ou empresas privadas criem restrições apenas por estar por uma pessoa estar com o CPF pendente de regularização.
Leia também:
- Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe
- Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais
- Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
- Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária
- Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros
É possível ser preso ou ter contas bloqueadas por não enviar o Imposto de Renda?
Segundo a nota da Receita, se você estiver obrigado a enviar a sua declaração do IR e não realizar a transmissão, o contribuinte não terá restrição junto ao sistema bancário, como bloqueio de contas de contribuintes, isso é mentira.
Leia também: O que acontece com quem não envia o Imposto de Renda? A Receita mentiu?
O contribuinte também não pode ser preso por deixar de declarar a sua renda, ninguém pode ser preso por isso ou por ter dívida com o fisco. Afinal, deixar de enviar a declaração do Imposto de Renda a que estava obrigado não configura crime.
Entretanto, aproximadamente 60% das declarações resultam em imposto a restituir. Portanto, enviar a declaração é um dever, mas também um direito que pode fazer com que você receba seu dinheiro retido.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Contabilidade1 dia ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Contabilidade11 horas ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Contabilidade3 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!
-
Negócios1 dia ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Fique Sabendo2 dias ago
Pix automático passa a valer. Veja como funciona
-
INSS1 dia ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
Imposto de Renda6 dias ago
Contribuintes na malha fina devem se regularizar com urgência. Fisco emite convocação