Contadores em alerta: Falhas no e-CAC: Sistema Opera com Ajustes na Reta Final
Com as novidades do envio do Imposto de Renda de 2025, muitas notícias falsas foram compartilhadas sobre as consequências para quem está obrigado e não envia a Declaração.
A transmissão do IR é obrigatória para um grupo de contribuintes, mas alguns portais estavam compartilhando notícias mentirosas, afirmando que deixar de enviar o IR leva a bloqueio de CPF, impedimento de casamento e até mesmo prisão, tudo isso são fake news.
Para esclarecer as coisas, a Receita Federal publicou uma nota de esclarecimento detalhando o que realmente acontece com quem é obrigado, mas deixa de enviar a declaração do Imposto de Renda.
Segundo a fisco, o máximo que pode acontecer com quem não envia a declaração é ter o CPF com a anotação de “pendente de regularização”, mas ele não será bloqueado, são coisas diferentes.
O status cadastral “pendente de regularização” só mostra que a Receita Federal identificou a obrigatoriedade da entrega da declaração, mas ainda não a recebeu. Entretanto, o seu documento não fica bloqueado, o status é apenas um alerta.
Com isso, o contribuinte não pode ter problemas com CPF por não enviar o Imposto de Renda, as normas da Receita Federal não autoriza que outros órgãos públicos ou empresas privadas criem restrições apenas por estar por uma pessoa estar com o CPF pendente de regularização.
Leia também:
Segundo a nota da Receita, se você estiver obrigado a enviar a sua declaração do IR e não realizar a transmissão, o contribuinte não terá restrição junto ao sistema bancário, como bloqueio de contas de contribuintes, isso é mentira.
Leia também: O que acontece com quem não envia o Imposto de Renda? A Receita mentiu?
O contribuinte também não pode ser preso por deixar de declarar a sua renda, ninguém pode ser preso por isso ou por ter dívida com o fisco. Afinal, deixar de enviar a declaração do Imposto de Renda a que estava obrigado não configura crime.
Entretanto, aproximadamente 60% das declarações resultam em imposto a restituir. Portanto, enviar a declaração é um dever, mas também um direito que pode fazer com que você receba seu dinheiro retido.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…