Receita Federal disponibiliza para órgãos públicos parcelamento online de débitos previdenciários declarados em GFIP / Imagem Receita Federal
A Receita Federal inovou ao permitir que órgãos públicos parcelem seus débitos previdenciários da GFIP diretamente online, eliminando a necessidade de processos digitais complexos.
Agora, é possível parcelar as dívidas em até 60 vezes, com parcelas mínimas de R$ 500. Para formalizar o acordo, basta pagar a primeira parcela, gerada na hora da solicitação via Guia da Previdência Social (GPS).
As parcelas seguintes serão automaticamente descontadas dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e/ou do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), garantindo mais segurança e eficiência no pagamento.
Leia também:
Essa iniciativa faz parte da estratégia da Receita Federal para expandir os serviços digitais, simplificando processos, dando mais autonomia aos usuários e reduzindo a burocracia para a regularização fiscal de entidades públicas.
Para solicitar o parcelamento, acesse o Portal de Serviços da Receita Federal do Brasil (Serviços do Contribuinte) e siga o caminho: “Órgãos Públicos” > “Pagamentos e Dívidas” > “Parcelamentos” > “Meus Parcelamentos de GFIP”.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…