Connect with us

Contabilidade

Receita Federal alerta para Golpe do IOF

Imposto é pago por entidades financeiras que fornecem crédito, não pelos tomadores de empréstimos

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Criminosos estão aplicando golpes envolvendo falsas cobranças de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A Receita Federal alertou sobre estelionatários que se passam por empresas para condicionar a liberação de crédito ao pagamento antecipado de IOF via Pix.

Como o golpe funciona

Os golpistas fornecem documentos falsos de notificação e arrecadação, induzindo as vítimas a acreditar que precisam pagar taxas inexistentes para liberar o dinheiro de um suposto empréstimo. 

O pagamento do falso IOF é solicitado via Pix, com transferências para contas de pessoas físicas.

Leia também:

A verdade sobre o pagamento do IOF

É importante entender que o IOF é pago pela instituição que oferece o crédito, e não por quem contrata o empréstimo. Além disso, o IOF só é devido no momento em que a instituição libera o dinheiro para o tomador do crédito. O recolhimento do IOF é feito exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). 

A Receita Federal ressalta que, embora alguns tributos possam ser pagos via Pix, o IOF não se enquadra nessa modalidade.

O que fazer se você for vítima de um golpe

A Receita Federal jamais solicita dados ou cobra tributos/taxas via transferência bancária. Servidores da Receita Federal também não prestam serviços de empréstimo nem entram em contato para fazer cobranças.

Se você desconfiar ter sido vítima de um golpe, a orientação é procurar a polícia imediatamente. Leve todas as provas possíveis e registre um boletim de ocorrência.

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil