Criminosos estão aplicando golpes envolvendo falsas cobranças de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A Receita Federal alertou sobre estelionatários que se passam por empresas para condicionar a liberação de crédito ao pagamento antecipado de IOF via Pix.
Os golpistas fornecem documentos falsos de notificação e arrecadação, induzindo as vítimas a acreditar que precisam pagar taxas inexistentes para liberar o dinheiro de um suposto empréstimo.
O pagamento do falso IOF é solicitado via Pix, com transferências para contas de pessoas físicas.
Leia também:
É importante entender que o IOF é pago pela instituição que oferece o crédito, e não por quem contrata o empréstimo. Além disso, o IOF só é devido no momento em que a instituição libera o dinheiro para o tomador do crédito. O recolhimento do IOF é feito exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
A Receita Federal ressalta que, embora alguns tributos possam ser pagos via Pix, o IOF não se enquadra nessa modalidade.
A Receita Federal jamais solicita dados ou cobra tributos/taxas via transferência bancária. Servidores da Receita Federal também não prestam serviços de empréstimo nem entram em contato para fazer cobranças.
Se você desconfiar ter sido vítima de um golpe, a orientação é procurar a polícia imediatamente. Leve todas as provas possíveis e registre um boletim de ocorrência.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…