Imagem: Receita Federal
A Receita Federal em João Pessoa emitiu um alerta de golpe sendo aplicado utilizando uma mensagem falsa em nome do órgão comunicando pendência ou divergência na declaração de Imposto de Renda. De acordo com declaração publicada na sexta-feira (23), assinada pelo delegado da Receita em João Pessoa, Marialvo Laureano, a Receita Federal não envia emails sem autorização do contribuinte, nem autoriza parceiros e conveniados a fazer isso em nome do cidadão.
Ainda segundo a Receita Federal em João Pessoa, os e-mails identificados como fraude utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais da Receita, enganando o contribuinte com apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras.
“O perigo geralmente está nos links indicados na correspondência, eles costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares (software malicioso)”, afirmou o delegado em nota.
O Programa Gerador de declaração deve ser obtido diretamente pelo site da Receita Federal. Em caso de e-mails duvidosos, não é recomendado baixar arquivos anexados, nem acione links indicados, para outras páginas na web, mesmo que esteja escrito o nome da Receita Federal, pois de acordo com a Receita, podem capturar informações confidenciais do usuário.
Para esclarecimentos, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (146).
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…
Para suavizar a transição do regime, houve a criação de uma faixa intermediária de contribuição