Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O aplicativo promete facilitar a vida do cidadão, a realização de diversos procedimentos será disponibilizado pelo novo software. Será possível efetuar a declaração do Imposto de Renda e acompanhar vários processos em aberto referentes a Pessoas Físicas.
Agendamentos também serão disponibilizados pelo aplicativo, dessa forma o indivíduo não precisará mais acessar diferentes plataformas para ter acesso aos serviços do governo. A unificação de serviços por meio do aplicativo facilitará a vida do brasileiro.
Atualmente, existem diversos aplicativos de serviços da Receita Federal como o IRPF, pedido eletrônico de restituição, e-Social Doméstico, Ressarcimento ou Reembolso, e-Processo, PerDcomp (Declaração de Compensação), CAEPF (Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas) e Saga (Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento).
São vários serviços da Receita Federal que devem ser acessados por plataformas diferentes, esse tipo de segmentação pode confundir o cidadão devido à variedade de softwares dedicados ao órgão governamental.
A proposta é trazer um sistema unificado que facilite o acesso da população. O aplicativo que vem sendo elaborado pela Receita Federal deverá ser lançado no ano de 2022, mas a espera deverá valer a pena dado que será possível usufruir dos serviços em uma única plataforma.
Por enquanto a população deve seguir utilizando os diversos softwares dedicados aos serviços da Receita Federal. A população também pode ter acesso ao site do órgão que também oferece serviços digitais. Em alguns casos será necessário que o cidadão realize o agendamento para obter atendimento presencial, esse agendamento também deverá ser feito virtualmente.
O novo software será desenvolvido para operar em aparelhos com o sistema Android e iOS, ele poderá ser obtido gratuitamente. Para obter o app é necessário acessar a loja de aplicativos que corresponda ao sistema operacional do aparelho celular, sendo a App Store e a Google Play.
O sistema deverá ser unificado ao Gov.br, plataforma que já permite acesso único a vários portais e serviços do governo federal.
Vale relembrar que a unificação de todos os serviços em um único aplicativo deverá acontecer somente em 2022.
Para autenticar o login no aplicativo será necessário ter registro na plataforma online do governo federal: Gov.br.
Atualmente o registro no site vêm servindo para a autenticação em diversos portais dedicados a serviços públicos. O mesmo deverá valer para o aplicativo unificado da Receita Federal.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…