O mais novo golpe registrado pela Delegacia em Natal/RN, ocorre através de cobranças falsas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A ação dos golpistas funciona através de cartas enviadas por meio do correio.
Os golpistas, se utilizam do pagamento do IOF, imposto cobrado em todas as operações financeiras, como na contratação de seguros, investimentos, financiamentos, créditos, entre outros.
A ação dos criminosos ocorre mediante a uma suposta negociação com uma instituição financeira de crédito ou financiamento. Em seguida a vítima recebe uma carta, de autoria da Receita Federal, acontece que esta é uma correspondência falsa, os golpistas se utilizam do nome do órgão para a fraude.
Nesta carta, os criminosos solicitam o pagamento do IOF, para ser possível liberar o financiamento ou crédito em questão. No documento irá conter os dados bancários do golpista onde deverá ser feito o depósito, e uma assinatura falsa que seria supostamente de um funcionário da receita.
Diante disso, o órgão alerta: ”Trata-se de um golpe, já que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência”. Sendo assim, atente-se aos detalhes e não deposite nenhuma quantia nesses casos.
A manutenção do IOF é feita em documento específico (DARF), de modo que a cobrança é realizada pela própria instituição que oferece o crédito ou financiamento.
Outro ponto a estar atento é que os criminosos se esforçam para copiar a legitimidade dos documentos da receita, todavia, costumam cometer erros. Sendo assim, atente-se a informações incorretas ou confusas, erros de português, algo que cause estranheza. Isto porquê, orientações desta natureza podem fortemente indicar um golpe.
Cabe destacar que caso você tenha passado por esta situação ou semelhante, denuncie na Ouvidoria do Ministério da Economia neste link. Esta ação ajuda as entidades a identificarem o golpe e divulgar as devidas precauções aos cidadãos.
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…