Receita Federal emite nota sobre a DEFIS 2023

As empresas integrantes do Simples Nacional devem anualmente até o último dia de março enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), em 2023 o prazo termina nesta sexta-feira (31).

Quem deixar de enviar a DEFIS pode acabar se prejudicando, essa é uma declaração obrigatória para todas as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do Simples.

Acompanhe este artigo até o final e saiba mais sobre a nota emitida pela Receita Federal referente a declaração anual do Simples Nacional. 

Leia também: Como Declarar Previdência Privada VGBL No Imposto De Renda 2023?

A Nota da Receita Federal sobre o envio da DEFIS 2023

A DEFIS 2023 deve ser transmitida anualmente até o final de março, esta sexta-feira (31) é o último dia para as empresas enviarem, pensando nisso, a Receita Federal emitiu uma nota as empresas obrigadas:

  1. Prazo: “situação normal, relativa ao ano-calendário de 2022, deve ser entregue até 31 de março. A declaração deve ser prestada pelo contribuinte que foi optante pelo Simples Nacional por pelo menos um período de apuração por ela abrangido”.
  1. Transmissão: “Para transmitir a Defis (2023) é necessário que o contribuinte tenha transmitido as declarações mensais no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D), para o período em que foi optante em 2022”.
  1. Penalidade: “A omissão da Defis ano-calendário 2022 impede as apurações dos períodos de apuração a partir de março/2023 no PGDAS-D”.
  1. Situação especial: “A Defis – Situação Especial deve ser preenchida em nome da pessoa jurídica cindida parcialmente, totalmente, extinta, fusionada ou incorporada e entregue até o último dia do mês subsequente ao do evento, exceto nos casos em que essas situações especiais ocorram no primeiro quadrimestre do ano-calendário, hipótese em que a declaração deverá ser entregue até o último dia do mês de junho”.

Enfim, dividimos a nota da Receita Federal sobre a DEFIS 2023 nestes 4 parágrafos mostrados acima.

Conclusão

Evite as multas e outros problemas que a falta de envio da DEFIS pode te ocasionar, se organize para enviar a sua declaração até sexta-feira, dia 31 de março de 2023.

Empresas em situação especial ocorridas no primeiro quadrimestre de 2023 terão até o mês de junho para enviar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais.após o primeiro quadrimestre as empresas em situação especial devem entregar a DEFIS até o último dia do mês subsequente ao do evento.

Lembrando, para enviar a DEFIS deste ano é preciso que a sua empresa esteja regular e tenha enviado todas as declarações mensais no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D).

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

21 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago