Receita Federal
A Receita Federal publicou a Portaria RFB nº 583/2025, trazendo novas medidas para o fortalecimento da fiscalização relacionados a operações de importação. A iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança, reduzir fraudes e melhorar o controle sobre produtos estratégicos para a economia e a segurança nacional.
O anúncio já havia sido antecipado na semana passada pelo Ministro da Fazenda, e pelo secretário especial da Receita Federal, durante a divulgação da Operação Cadeia de Carbono, que investiga irregularidades em processos de importação.
As novas regras tem como foco fraudes envolvendo ocultação do real vendedor, comprador ou responsável pelas operações de importação. A estratégia da Recita busca além de identificar irregularidades, também atuar de forma integrada com outros órgãos públicos, para a prevenção a crimes tributários e aduaneiros.
Entre os principais destaques da portaria estão:
Além disso, a Receita Federal destacou que as novas medidas não afetarão empresas consideradas de alta conformidade, que mantêm histórico regular de operações e cumprimento das obrigações fiscais. Para esses contribuintes, os procedimentos continuarão ágeis.
A Portaria RFB nº 583/2025 já está em vigor e pode ser acessada.
📲Junte-se ao nosso canal no WhatsApp. Clique e siga agora!
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…
Órgão diz que não há qualquer tipo de vigilância sobre operações individuais feitas por meio…
A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…
Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…
A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…
Estudo mostra divisão clara entre empresas que já avançaram para adaptação (35%) e as que…