O Regime de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (Recof) – ganhará uma nova roupagem mais abrangente e democrática, utilizando o controle informatizado do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
A iniciativa foi apresentada nesta segunda-feira (27) na Associação Brasileira das Indústrias Eletroeletrônicas (Abinee), em palestra do Subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil, Ernani Checcucci, organizada pela Associação das Empresas Usuárias de Recof e Linha Azul – AER.
Na ocasião, ele afirmou que a nova modalidade não revoga ou altera o antigo Recof, que continuará existindo com as mesmas exigências e condições.
“O Recof era considerado um regime para a elite, somente para grandes empresas, diante das exigências e sistema informatizado de controle específico para sua operação. Hoje temos o SPED, que traz uma série de informações”, disse. Segundo Checcucci, o novo formato apresenta um nível de exigência menor e benefícios também diferentes, mas que permitirá um maior acesso de empresas.
Durante a reunião, Gustavo Jubé Xavier Nunes, da divisão de Fiscalização da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (COANA), apresentou a proposta que será objeto de Consulta Pública para, em seguida, ser implementada.
Segundo ele, o Recof SPED está inserido na agenda do Plano Nacional de Exportações com objetivo de aperfeiçoar mecanismos e regimes tributários de apoio às exportações. A simplificação do mecanismo é uma demanda antiga da Abinee e visa ampliar o número de empresas beneficiadas.
Veja as apresentações feitas durante o evento sobre o Recof SPED e sobre as ações da RFB para facilitação do comércio exterior – Fonte: Abinee
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…