Categories: Destaques

Receita Federal libera pedido pela internet para isenção de tributos de pessoas com deficiência

A Receita Federal vai modificar os procedimentos que devem ser feitos pelas pessoas que possuem deficiência física e que desejam comprar um carro se utilizando dos benefícios que o governo concede em relação a isenção no pagamento de determinados impostos. A instrução normativa confirmada pela Receita prevê que essas pessoas possam pedir também a isenção pela internet.

Atualmente todas as pessoas que querem ser isentas no pagamento dos impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Operações Financeiras (IOF) na compra de um carro e que são reconhecidas como deficientes devem ir até uma unidade da Receita Federal e fazer o procedimento manualmente.

Agora, com a possibilidade de realizar a operação pela internet, o governo federal acredita que vai conseguir facilitar a vida de quem já conta com uma série de dificuldades no dia a dia. De acordo com os dados revelados pelo governo, cerca de 150 mil pessoas apresentam os pedidos de isenção no pagamento de impostos todos os anos no Brasil.

Uma outra novidade é a considerável redução nos prazos para liberação deste pedido. Atualmente a solicitação para a liberação do pagamento dos impostos pode demorar até 100 dias para ser confirmada. A partir das novas regras, é previsto que os pedidos sejam respondidos em até 72 horas.

A Receita Federal garante que vai manter todas as verificações que são feitas atualmente para checar se a pessoa realmente tem direito ao benefício. O acesso ao sistema online será mediante a utilização de um certificado digital ou código de acesso, e a Receita vai continuar analisando o laudo médico e outros documentos solicitados.

O novo sistema trará mais agilidade, mas a Receita também garante que ele vai trazer mais segurança para a operação como um todo. Mesmo tendo poucos casos de fraudes, de acordo com os dados revelados pela própria Receita, a ideia é que o sistema online facilite o cruzamento de dados com outros bancos de dados. Via Salão do Carro

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago