Chamadas
Receita Federal: Portaria regulamenta canal de atendimento Fale Conosco
A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou nesta quinta-feira, dia 22, no Diário Oficial da União, uma portaria para regulamentar o canal de atendimento Fale Conosco. A medida entra em vigor no próximo dia 3 de julho.
O canal de atendimento será restrito à prestação de orientações de caráter geral sobre serviços e legislação, sendo vedada a divulgação de informações protegida por sigilo fiscal ou funcional; não informa sobre situação específica do interessado, que exija análise de documentação.
Segundo a portaria, para obtenção de informação mediante acesso ao Fale Conosco, o solicitante deverá enviar o formulário disponibilizado no site da RFB. O envio do formulário não gera número de protocolo. A recepção do formulário ocorre de forma ininterrupta.
Leia também: Qual A Importância Da Receita Federal Para O Desenvolvimento Do…
Esse serviço será prestado no horário de expediente do servidor por ele responsável. Por meio de mensagem eletrônica enviada ao endereço informado pelo solicitante no momento do envio do formulário.
O prazo para o atendimento da solicitação formulada por meio do Fale Conosco será de até cinco dias úteis.
Consulta ao 2° lote restituição do IR 2023
Por falar em Receita Federal, a partir das 10 horas desta sexta-feira (23), o 2° lote de restituição do IRPF 2023 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Dessa forma, o crédito bancário para 5.138.476 contribuintes ocorre no dia 30 de junho, no valor total de RS 7,5 bilhões. Todo o valor destina-se a contribuintes que têm prioridade.
Deste montante, 130.088 contribuintes idosos acima de 80 anos, 978.397 contribuintes entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, 3.490.513 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Por fim, para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal. Clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar as Restituição”.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional16 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional1 dia ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep